“Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.” (Marcos 4:37–39).
Pare para pensar no seu círculo de amizades e responda. Você tem um amigo para todas as horas? Você tem alguém com quem possa contar em todos os momentos da sua vida? Talvez uma resposta positiva a essas perguntas não seja a realidade de muitas pessoas aqui.
Lembro-me de uma canção que eu cantava na minha adolescência: “Se tudo é graça e o céu está azul / se a nuvem passa em direção ao sul / se tudo é alegria e vai tudo bem / é fácil ter fé e ficar em pé. / Mas se vem a chuva e o tempo mau / se a fé é insegura, superficial / sem profundidade, pura emoção / é só chorar, vai tudo para o ar”. Pois é nessas situações que encontramos os verdadeiros amigos. É mais fácil fazer e manter amigos quando as coisas estão bem, quando o tempo é de festa, quando se pode retribuir alguma coisa. Porém, os verdadeiros amigos se fazem presentes mesmo quando as coisas não vão muito bem, mesmo quando as circunstâncias da vida estão desfavoráveis!
Sabemos que podemos contar com um grande amigo que vai estar conosco em todos os momentos de nossa vida, um amigo para todas as horas. Jesus é esse grande amigo, que caminha conosco em esperança solidária! N’Ele você pode confiar, pois Ele nunca falhou, nunca falha e nunca falhará!
As tempestades da vida são maiores do que nossas forças – e nem pense em vencê-las sozinho! Como os discípulos, nós, com certeza, nos esforçamos para contornar os problemas, para sair ilesos das tempestades. Mas, também como eles, não somos capazes de enfrentar a fúria das terríveis tempestades. Muitas vezes nossos esforços não podem vencer os problemas e lutas da vida. Mas o bom amigo Jesus segue conosco. Ele acalma a fúria dos ventos e tempestades; “as ondas atendem ao Seu mandar: ‘Sossegai!’”.
As tempestades da vida virão de qualquer maneira e em qualquer tempo; nem sempre estaremos preparados. Jesus é o amigo que está conosco no meio das tempestades da vida.
Na passagem que abre esta reflexão, o barco estava agitado e os discípulos apavorados. Mas Jesus dormia. Sabe por quê? Porque Ele é a própria paz no mundo agitado, que está sob Seu controle sempre. É o amigo para todas as horas, que não nos desampara em momento algum.
Neste dia, deixo com você, meu amigo, minha amiga, uma benção irlandesa de que gosto muito: “Que o caminho seja brando a teus pés e o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face e as chuvas caiam serenas em teus campos. E, até que eu te veja de novo, que Deus te guarde na palma de Suas mãos!”.
Até a volta!
Por Dilson Júlio da Silva,
teólogo e membro da Igreja Metodista em Itaberaba