“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados” (Isaías 53: 4–5).
A cruz levou Jesus a provar todas as lutas, injustiças, dores, sofrimentos e fraquezas humanas. Mas, exatamente por causa das Suas feridas, as nossas já não são mais exclusivamente nossas.
Não há sofrimento ou injustiça maior que o sofrimento d’Ele. São Suas feridas que curam as nossas; é o Seu sofrimento que nos acolhe em nosso sofrer. Jesus quer que você saiba que Ele entende você. A Bíblia diz, no livro de Hebreus, que Ele entende como você se sente e já encarou o que você encara.
Jesus passou por fraquezas e provações, experimentou de tudo, e tudo sem pecar (Hb 4:15–16)! Ele nos tirou das trevas e da sombra da morte pelo Seu cativeiro, pela calamidade que parecia tão tenebrosa quanto a sombra da morte. Quebrou as cadeias da prisão em que vivíamos, livrando-nos da escravidão da depressão, da ansiedade, da angústia e da solidão.
A parte boa desta vida é que Jesus nos prometeu que nunca iria nos deixar sozinhos nem nos abandonar. “Ele estará sempre contigo! Nunca te deixará, jamais te abandonará! Não tenhas medo, nem te apavores!” (Dt 31:8). Porque Ele mesmo declarou: “Por motivo algum te abandonarei, nunca jamais te desampararei” (Hb13:5).
Jesus conhece nossas fraquezas e dores e, no nome d’Ele, isso tudo pode ser quebrado!
Hoje, essa palavra do Senhor se aplica ao nosso coração. Às vezes, nos sentimos deprimidos e desencorajados pela intimidação do inimigo. Contudo, temos de nos lembrar de que não estamos sozinhos: o Senhor está conosco! Seus anjos se acampam ao nosso redor para nos livrar do mal. “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”, disse Jesus (Mt 28.20).
Pr. Lucas Gomes