Hakuna matata!

Cena de “O Rei Leão” (2019)

Hoje vou lhes escre­ver mui­to pou­co. Vou me repor­tar aos tem­pos em que fica­va horas assis­tin­do inú­me­ras vezes ao fil­me O Rei Leão; meus filhos, ain­da peque­nos, que­ri­am vê-lo uma, duas, dez vezes no mes­mo dia – e eu ado­ra­va a com­pa­nhia ami­ga e cari­nho­sa deles.

Haku­na mata­ta, bor­dão de gran­de des­ta­que no fil­me, é dito na lín­gua suaí­li e lite­ral­men­te sig­ni­fi­ca “não há pro­ble­mas”, ou, bus­can­do uma apro­xi­ma­ção com o latim, car­pe diem – “colha o dia”, apro­vei­te o dia!

Pois bem, nes­tes dias tão con­tur­ba­dos, em que somos ator­men­ta­dos pelas maze­las fami­li­a­res, pelo desem­pre­go, por regi­mes polí­ti­cos que nos frus­tram e rou­bam nos­sa espe­ran­ça, pela dor e ago­nia das doen­ças, enfim, por tan­tas cau­sas que tiram nos­sa paz, temos que encon­trar alen­to e sus­ten­to em uma for­ça mai­or: a gra­ça, a paz, o bem e a espe­ran­ça de Cris­to, sim!

Apro­vei­tan­do a onda des­ta sema­na em que os cine­mas come­çam a exi­bir o fil­me O Rei Leão, será mui­to impor­tan­te pen­sar­mos e medi­tar­mos nes­ta expres­são: “Haku­na mata­ta!”. A Bíblia nos fala que em Jesus encon­tra­mos a paz que exce­de toda a com­pre­en­são huma­na; ela nos fala tam­bém da paz que é o árbi­tro dos nos­sos cora­ções; e ain­da nos diz que Jesus, após dese­jar a paz, soprou o Espí­ri­to San­to sobre algu­mas pes­so­as: “‘Que a paz este­ja com vocês! Assim como o Pai me envi­ou, eu os envio.’ E com isso, soprou sobre eles e dis­se: ‘Rece­bam o Espí­ri­to San­to’” (Jo 20:21–22).

Estes e outros tex­tos reve­lam-nos um Deus que é pas­tor e em todo tem­po invo­ca sobre nós a paz. Ele quer que viva­mos essa paz em meio ao caos que mui­tas vezes nos rodeia; e não é uma paz qual­quer, é paz que exce­de o enten­di­men­to, as cir­cuns­tân­ci­as e os ciclos da vida. A paz que vem de Deus bus­ca nos apro­xi­mar da espe­ran­ça e nos leva a acre­di­tar que de fato “não há pro­ble­mas” que pos­sam nos sepa­rar de Seu amor e graça.

Pois bem, para todos nós nes­ta sema­na e para a vida, haku­na mata­ta, paz e todo o bem! Que no amor de Deus pos­sa­mos des­can­sar em paz!

Segue a Bên­ção Irlan­de­sa como refri­gé­rio para o cor­po e para a alma:

Que o cami­nho seja bran­do a teus pés,
o ven­to sopre leve em teus ombros.
Que o sol bri­lhe cáli­do sobre a tua face,
as chu­vas cai­am sere­nas em teus campos.
E, até que eu de novo te veja,
que Deus te guar­de na pal­ma de Sua mão.”

Até a volta!

Por Díl­son Júlio da Sil­va, teó­lo­go e mem­bro da Igre­ja Meto­dis­ta em Itaberaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.