“A água chegou à altura da minha cabeça; eu pensei: ‘Chegou o meu fim’. Mas lá no fundo do poço, clamei pelo Seu nome, e o Senhor me ouviu; não fechou os Seus ouvidos aos meus gritos por socorro” (Lamentações 3: 54–56).
Todos nós nos lembramos de momentos sombrios em nossas vidas. Momentos em que lutamos, duvidamos, choramos. Mas existe um outro ponto mais importante, que transforma tudo. É o momento em que nos damos conta de que Deus ainda age em nossas vidas e que Ele é bom.
Lamentações 3:22–23 registra o momento de virada nos sentimentos do profeta, o instante em que ele passa do desespero à confiança: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a Tua fidelidade”.
Chegar ao fundo do poço não é divertido, mas as crises oferecem oportunidades de crescimento e de serviço. Todos nós passamos por momentos difíceis para que possamos aprender a verdadeiramente confiar n’Ele.
Veja: quando optamos por confiar em Deus, mesmo quando não há nenhuma evidência concreta de Sua presença, demonstramos fé verdadeira. Essa fé não é revelada somente a Deus, mas é um poderoso testemunho diante de todos aqueles que viram pelo que passamos.
Deus permite que venhamos a estar frágeis para que Ele possa Se mostrar forte em nossas vidas; Ele permite nos sintamos pequeninos para que Ele possa Se mostrar grande em nós.
“Quando estou fraco é que sou forte!” (2 Co 12:10).
Essa declaração do apóstolo Paulo é fundamental para todas as coisas. Ser um cristão significa ser quebrantado e contrito. Não caia no erro de pensar que você vai superar isso nesta vida. Esse princípio marca a vida dos filhos alegres de Deus até o dia em que eles morrerem. Nós somos quebrantados e contritos ao longo de todo o caminho para casa – a menos que o pecado tome o orgulhoso lugar de domínio.
“Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás” (Salmo 51:17).
O quebrantamento e a contrição não são contra a alegria, o louvor e o testemunho. São, na verdade, o sabor da alegria, do louvor e do testemunho cristão.
Pr. Lucas Gomes