E os nossos fardos, quem carrega?

Ben­di­to seja o Senhor que, dia a dia, leva nos­so far­do! Deus é a nos­sa sal­va­ção” (Sl 68:19).

É um enga­no pen­sar­mos que os nos­sos far­dos são tira­dos de nós de uma úni­ca vez. Deus não tira todos os far­dos de nós. Não é raro con­ver­sar­mos com pes­so­as hoje em dia e escu­tar­mos sobre suas difi­cul­da­des, lutas, can­sa­ço e estres­se. Nes­ses momen­tos, pare­ce que os dias não pas­sam, que as nos­sas for­ças se esva­em, que o nos­so far­do vai além do nos­so limi­te; pare­ce que esta­mos com­ple­ta­men­te sozi­nhos. É como se esti­vés­se­mos exaus­tos de tan­to cami­nhar e à pro­cu­ra de alguém que venha lavar nos­sos pés machu­ca­dos e cansados.

O sal­mis­ta Davi enfren­tou o estres­se e o can­sa­ço per­sis­ten­te, como qual­quer um de nós já expe­ri­men­tou o desâ­ni­mo. “Por que estás aba­ti­da, ó minha alma? Por que te per­tur­bas den­tro de mim?” (Sl 42:5). No entan­to, ele conhe­cia o Senhor, Deus da vida, Aque­le que o aju­da­va, sua­vi­zan­do o seu far­do diá­rio. Davi lou­va­va e engran­de­cia o nome do Senhor por isso.

Far­dos fazem par­te da vida de todos nós, mas dian­te deles pode­mos sen­tir a pre­sen­ça de Deus. Far­dos nos fazem esco­lher entre cho­rar e ven­der len­ços para os que cho­ram. Eu esco­lhi ven­der lenços!

Seria mui­to fácil para Deus não nos dei­xar car­re­gar os far­dos do nos­so viver, Ele, porém, per­mi­te que isso ocor­ra para mos­trar o tama­nho do Seu amor e da Sua mise­ri­cór­dia, que se reno­va dia­ri­a­men­te, aju­dan­do-nos a car­re­gá-los. Deus age assim tam­bém para nos lem­brar que nos­sas vidas depen­dem d’Ele tão somente.

Se não fos­se assim, é cer­to que há mui­to já tería­mos dei­xa­do de lutar, de viver, de ven­cer. N’Ele somos mais que ven­ce­do­res, dis­se Pau­lo (Rm 8:37). Jamais duvi­de­mos de que Ele sem­pre este­ve do nos­so lado, tra­ba­lhan­do e lutan­do conos­co. E no futu­ro não será dife­ren­te: Ele fará o mesmo.

Cami­nhar com a cer­te­za de que Jesus segue conos­co faz com que o far­do se tor­ne mais leve!

Se cami­nhar é pre­ci­so, cami­nha­re­mos unidos.

Boa cami­nha­da!

Pr. Lucas Gomes

Semi­na­ris­ta Lucas Gomes Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.