Fiéis e responsáveis

“Mui­tos foram ter com ele na pou­sa­da, aos quais decla­ra­va com bom tes­te­mu­nho o rei­no de Deus, e pro­cu­ra­va per­su­a­di-los à fé em Jesus, tan­to pela lei de Moi­sés como pelos pro­fe­tas, des­de a manhã até à tar­de. E alguns cri­am no que ele dizia; mas outros não cri­am” (Atos 28.23–24).

Os ver­sí­cu­los aci­ma resu­mem o minis­té­rio de Pau­lo quan­do ele che­gou a Roma depois de uma lon­ga via­gem, que incluiu um ter­rí­vel nau­frá­gio. Cer­ta­men­te Pau­lo esta­va exaus­to. O tex­to afir­ma que ele esta­va em pri­são domi­ci­li­ar (numa pou­sa­da), com um sol­da­do cui­dan­do dele (ver­so 16). Mes­mo assim, ele con­ti­nu­ou fiel e res­pon­sá­vel com rela­ção ao seu cha­ma­do e ao seu ministério.

Mui­tos foram ter com ele na pou­sa­da.” Mes­mo fisi­ca­men­te can­sa­do, Pau­lo pare­ce ter sido toca­do pelo dese­jo que as pes­so­as tinham de ouvir a men­sa­gem do evan­ge­lho. Veja como o ver­so con­ti­nua: “E [Pau­lo] pro­cu­ra­va per­su­a­di-los à fé em Jesus, tan­to pela lei de Moi­sés como pelos pro­fe­tas, des­de a manhã até à tarde”.

A men­sa­gem era sobre Jesus, mas Pau­lo, saben­do que esta­va falan­do com judeus, bus­cou base para a sua men­sa­gem tan­to na Lei de Moi­sés como nos Pro­fe­tas. E fez isso duran­te todo o dia “de manhã até à tarde”.

Nes­se tex­to, o após­to­lo Pau­lo demons­tra tan­to fide­li­da­de como responsabilidade:

Por ser fiel, ele não se dei­xa domi­nar pelo can­sa­ço e aten­de aque­les que se apro­xi­mam dele, seden­tos e famin­tos da pala­vra de Deus;

Por ser res­pon­sá­vel, ele pro­cu­ra ori­en­tar as pes­so­as a par­tir da rea­li­da­de de cada uma, garan­tin­do que a men­sa­gem seria de fato compreendida.

Alguns cri­am no que ele dizia.” Que tre­men­do pra­zer sen­ti­mos em levar pes­so­as à fé em Jesus Cristo!

Mas outros não cri­am.” Mui­tos não cre­rão na men­sa­gem. Entre­tan­to, nos­sa res­pon­sa­bi­li­da­de é con­ti­nu­ar pro­cla­man­do fiel e responsavelmente.

Como Igre­ja, reno­ve­mos a nos­sa deci­são de pro­cla­mar com fide­li­da­de e res­pon­sa­bi­li­da­de a mais impor­tan­te men­sa­gem já pro­cla­ma­da na his­tó­ria: Jesus é Senhor!

Bispo_joao_carlos_lopes

Bis­po João Car­los Lopes,
pre­si­den­te da 6ª Região Eclesiástica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.