“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” (Sl. 37.5).
Talvez você já tenha ouvido de alguém ou até mesmo já tenha dito isto: “Parece que o tempo está passando mais rápido do que antigamente”. É claro que um minuto continua sendo um minuto. Talvez tenhamos a falsa impressão de que o tempo está “correndo” porque temos que desempenhar mais tarefas do que em outros tempos, alguns perdem muito tempo em congestionamentos, por exemplo, e aí as 24 horas do dia parecem pouco para darmos conta de tudo.
Você já parou para pensar que passamos da metade do ano? Sim, quando menos esperarmos, estaremos organizando com nossas famílias as festas de Natal e ano-novo. Já passamos da metade do ano e, com essa correria toda, você talvez tenha olhado para a sua agenda e percebido que muito do que você planejou realizar em 2011 ainda nem começou e talvez nem seja realizado.
Há muitas razões para não conseguirmos executar todos os nossos sonhos e projetos para o ano. Alguns encontram dificuldade para se organizar, percalços podem ocorrer, excesso de atividades, mas o que mais pode comprometer nossos projetos é o fato de eles não serem os projetos de Deus para nossas vidas ou não estarem acontecendo de acordo com a Sua vontade.
O salmista nos compele a entregar nosso caminho ao Senhor, ou seja, entregar nossos planos a Deus, permitindo que Ele direcione os nossos passos, para assim experimentarmos sua boa, perfeita e agradável vontade. Essa entrega precisa ser baseada em confiança ou, como gostamos de dizer, na fé. Não há como desejarmos a vontade de Deus para nossas vidas e querermos o tempo todo ficar resolvendo e agindo de acordo com nosso ímpeto e julgamento. Deus é fiel e devemos confiar n’Ele.
E, por fim, ainda que busquemos fazer a vontade de Deus e confiemos n’Ele, certamente haverá muitas coisas que não seremos capazes de realizar. Mas nossa esperança está na convicção de que o mais Ele fará. Aquilo que transpõe nossas forças e capacidades, Deus fará por nós, pois é na nossa fraqueza que o poder de Deus nos aperfeiçoa.
Quem tem feito sua agenda? Você ou Deus? É o Senhor quem tem de nos sinalizar quais devem ser as atividades do nosso dia, os projetos do nosso ano, os sonhos da nossa vida. Somos tentados a confiar em nossa intuição, experiência de vida, e em nossa pseudossabedoria. Contudo, a Palavra é muito clara ao nos afirmar que“o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (Pv. 16.1).
Ainda temos quase seis meses para encerramos 2011. Há tempo para colocarmos diante de Deus nossa caminhada, para que Ele possa corrigir nosso curso e nos revelar qual é a Sua vontade para nossas vidas. Que esse seja o nosso sentimento e desejo diante de Deus, o nosso Senhor!
Com carinho e estima pastoral
Pr. Tiago Valentin