Uma das situações que mais nos deixam frustrados é a decepção, especialmente quando é fruto de uma promessa não cumprida. Se alguém nos promete algo e não cumpre, a chateação é inevitável. Isso porque, ao fazermos uma promessa, estamos indiretamente empenhando nossa honra. O não cumprimento coloca em questão o quanto somos confiáveis e honestos. Muitas pessoas têm sérias dificuldades em cumprir o que prometem, talvez porque a expressão “eu prometo” tenha perdido seu valor e significado. Não cumprir uma promessa deixou de ser um desrespeito ou algo incomum. As pessoas descumprem sem dificuldade com sua palavra e não empenham sua honra para mais nada.
Esse quadro certamente leva muitos a não confiarem nem crerem como deveriam nas promessas de Deus, inclusive porque muitas das promessas feitas e não cumpridas são proferidas por algumas igrejas e seus líderes. Aqueles que deveriam tratar com seriedade desse princípio espiritual acabam deturpando‑o e muitas vezes usando‑o em seu próprio favor.
Mas uma coisa é certa: as promessas de Deus são reais e se cumprem em nossas vidas! A própria Palavra nos confirma isso: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23:19). Podemos afirmar, com toda a certeza, que Deus cumpre tudo o que fala. Assim, nossa vida deve ser pautada nas promessas de Deus. Sabemos que a maior delas é a que Seu filho nos fez ao dizer que um dia voltará para resgatar os Seus. Contudo, Deus também nos dá promessas ligadas ao nosso cotidiano, à família, à vida profissional e a projetos e sonhos que todos nós devemos e precisamos ter em nossas vidas.
Deus prometeu a Seu povo que enviaria o Messias e a promessa se cumpriu. Hoje Deus faz novas promessas para alimentar nossa fé, pois a cada promessa cumprida renovamos nossa confiança e esperança no Senhor. Deus deu aos membros da Mocidade de nossa igreja o sonho de realizar um acampamento que marcasse a história de suas vidas, e foi exatamente o que aconteceu. Aliás, no próprio acampamento outras promessas feitas por Deus a diferentes pessoas se cumpriram. Pudemos ouvir alguns testemunhos de irmãos e irmãs que um dia receberam a promessa de que veriam toda a sua família servindo junta ao Senhor, e isso se cumpriu. Ouvimos também que as vitórias em lutas no passado serviriam para edificar outras vidas, e isso também se cumpriu no acampamento.
Quais são as promessas de Deus para você hoje? Você não tem promessas do Senhor para sua vida? Meu desafio a você é que passe a buscar no Senhor o que Ele tem para você, que áreas da sua vida Ele quer transformar e em que lugares Ele quer colocar você para usá-lo(a). Peça a Deus que lhe dê ou renove os sonhos d’Ele para a sua vida, pois, como diz a canção, “n’Ele a gente pode confiar”! Sonhe os sonhos de Deus e creia que Suas promessas vão se cumprir em sua vida.
Com carinho e estima pastoral,
Pr. Tiago Valentin