“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).
Gosto muito de compartilhar meu coração e ministrar o que Deus tem feito em mim e na minha família durante esse processo em que nos dispusemos ao serviço d’Ele. Eu pretendia escrever sobre outro assunto, mas tive de mudar o tema porque, na última segunda-feira, vivemos uma experiência aqui em casa em que pudemos perceber o cuidado de Deus conosco.
Ao mesmo tempo, essa experiência me fez refletir sobre como meu comportamento define se vou conseguir perceber o cuidado de Deus. Veja bem, Deus sempre cuidou e sempre cuidará de nós; o problema é que muitas vezes estamos tão cheios de nós mesmos e de nossas próprias razões que não conseguimos perceber esse cuidado ou o descobrimos depois de muito sofrer.
Vamos lá: vou contar a vocês a experiência que vivemos. Na manhã de segunda-feira, o pastor Israel percebeu que não encontrava sua carteira com todos os documentos e, como ele não é muito de tecnologia, não tem seus documentos de forma digital. Já ficamos todos preocupados, com aquele sentimento ruim de não saber onde está um bem valioso.
Ele precisou sair de casa quando se deu conta de que não encontrava a carteira. Logo me telefonou pedindo para procurar em casa – e eu lotada de trabalho para aquele dia. Procuramos a carteira o dia inteiro e nada de encontrar. Por vezes oramos pedindo a Deus que nos mostrasse onde estava.
Conhecendo a Tays de alguns anos atrás, num momento como esse certamente eu já estaria muito irritada com o pastor e brava por ter de parar meu trabalho para ajudá-lo a procurar. Já imagino minhas palavras que certamente seriam: “Israeeeeeelll! Você não cuida das suas coisas, e agora eu tenho que parar tudo pra te ajudar!”. Com esse comportamento, certamente todos ficaríamos irritados e frustrados com a ocorrência e ninguém estaria preocupado em orar e perceber Deus em toda a situação.
Contudo, damos graças a Deus porque Ele, em Sua infinita bondade e vida que se manifesta em nós, nos amadurece e nos faz perceber o que de fato é importante em nossa vida.
Em vez de um comportamento de briga e de apontar um culpado, decidimos nos unir, procurar pela carteira e pedir ao Espírito Santo que nos mostrasse onde estavam os documentos. Então decidimos que, se não os encontrássemos naquela segunda feira, faríamos o boletim de ocorrência no dia seguinte.
Quando chegou a noite, parei novamente meu trabalho para levar o pastor até a igreja. Aproveitamos a oportunidade para procurar a carteira por mais alguns minutos ali mesmo, nos arredores da igreja. E o que aconteceu? Nada!!!
O pastor entrou na igreja e eu voltei pro carro e orei mais uma vez: “Senhor, já está anoitecendo e será um transtorno para nós este momento. Mostra-nos onde procurar, Senhor!”. Terminei minha oração e olhei novamente para o portão da igreja. Então percebi que, enquanto eu orava, o Espírito Santo de alguma forma levou o pastor a procurar na caixa de correio da igreja. E a carteira estava lá! Glória a Deus! Como ficamos agradecidos! Obrigada Senhor!
O que quero dizer com isso? Que Deus vai solucionar tudo se nos comportamos bem? Certamente não. Mas quando cheguei à minha casa percebi que aquele dia teria tudo para ser um dia difícil, frustrante, talvez de desentendimentos. No entanto, se nos propusermos a viver todas as situações desejosos de ouvir a Deus e ser direcionados por Ele, certamente perceberemos com facilidade o cuidado d’Ele conosco. Não é sobre termos encontrado a carteira, mas de nos unirmos, em vez de nos afastarmos; de orarmos em vez de nos culparmos.
Talvez, a situação que você esteja vivendo seja muito mais complexa do que simplesmente uma carteira perdida, mas nosso Deus é o mesmo. Seu cuidado e amor por nós é o mesmo. Para Ele, não existem situações fáceis nem situações difíceis. Ele é o EU SOU!
Então, meus queridos e queridas, quero encorajar vocês a irem para o Senhor e a se unirem àqueles que estão ao seu redor. Assim vocês perceberão, o mais breve possível, que Ele está cuidando de todas as coisas.
Com amor,
Pastora Tays Rocha