“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16–17).
Recentemente em uma pregação, eu ministrava a igreja sobre a importância de nos alimentarmos de maneira saudável espiritualmente, assim como devemos alimentar nosso corpo físico. Se deixarmos, nossas crianças irão consumir alimentos pobres em vitaminas e tudo que não contribui para que seus pequenos corpos imaturos cresçam e se desenvolvam de maneira sadia. Mas por que elas fazem essas escolhas? Simples: porque são imaturas e não conhecem na plenitude o que faz bem ou mal para sua saúde. Desse modo, o que lhes for apresentado e que aos seus olhos pareça bom para o paladar, ainda que nada bom para a saúde, é o que geralmente elas vão escolher.
Assim também é o imaturo na fé, por não se alimentar com o que de fato traz sustento. Qualquer coisa que lhe seja apresentada e tenha boa aparência ele receberá. Já ouvi muitas pessoas dizerem que vão à igreja, oram e acompanham as leituras bíblicas nas reuniões, mas não há jeito de conseguirem ler a Bíblia em casa. E algumas ainda completam: “Ah, mas Deus me entende”.
O que posso dizer? Claro, Deus entende tudo! Mas nós precisamos compreender, de uma vez por todas, que há suficiência na Palavra de Deus para nos tornar saudáveis em nossa vida. Há muitas pessoas dentro das igrejas completamente frágeis e debilitadas por não se alimentarem da Palavra de Deus, por não fazerem da Bíblia um alimento diário.
Paulo instruiu Timóteo a permanecer nas Escrituras, naquilo de que ele já havia se alimentado e aprendido desde que era menino. Assegurou-lhe também que o que ele havia recebido por meio das Escrituras era suficiente para torná-lo um homem perfeito e perfeitamente habilitado para a boa obra.
Meus irmãos e irmãs, se queremos ser perfeitamente habilitados para o que Deus tem para nossa vida, precisamos ter fome da Palavra de Deus, compreender que ela não é algo opcional na vida cristã, mas a fonte de nossa vida. Não é errado você ter outras fontes de leitura, desde que sejam coerentes com a Palavra de Deus. Contudo, não podemos fazer da Bíblia um mero adendo dentre as tantas outras leituras que fazemos; ela deve ser única e exclusiva no que é primordial para nosso crescimento na fé. Há o Espírito Santo para confirmar e revelar essa Palavra aos nossos corações, e o Senhor Jesus disse que Ele está disponível para nós, aleluia!
Então, você que acha difícil ler a Bíblia – ou que costuma dizer “Mas eu não consigo entender –” faça uma oração honesta ao Senhor e peça a Ele que inspire você e lhe dê a revelação sobre aquilo de que você precisa.
Por fim, quero desafiá-lo(a) a escolher um livro da Bíblia e se disciplinar para fazer a leitura desse livro num determinado período de tempo. Faça essa leitura em espírito de oração, pedindo a Deus que fale ao seu coração.
Precisamos crescer e alimentar nossa fé, meus irmãos e irmãs.
Com muito amor por vocês,
Pastora Tays Rocha