A Palavra de Deus é suficiente

Toda a Escri­tu­ra é ins­pi­ra­da por Deus e útil para o ensi­no, para a repre­en­são, para a cor­re­ção, para a edu­ca­ção na jus­ti­ça, a fim de que o homem de Deus seja per­fei­to e per­fei­ta­men­te habi­li­ta­do para toda boa obra” (2 Timó­teo 3:16–17).

Um café, a Bíblia e o Espí­ri­to San­to: ali­men­tan­do a fé.

Recen­te­men­te em uma pre­ga­ção, eu minis­tra­va a igre­ja sobre a impor­tân­cia de nos ali­men­tar­mos de manei­ra sau­dá­vel espi­ri­tu­al­men­te, assim como deve­mos ali­men­tar nos­so cor­po físi­co. Se dei­xar­mos, nos­sas cri­an­ças irão con­su­mir ali­men­tos pobres em vita­mi­nas e tudo que não con­tri­bui para que seus peque­nos cor­pos ima­tu­ros cres­çam e se desen­vol­vam de manei­ra sadia. Mas por que elas fazem essas esco­lhas? Sim­ples: por­que são ima­tu­ras e não conhe­cem na ple­ni­tu­de o que faz bem ou mal para sua saú­de. Des­se modo, o que lhes for apre­sen­ta­do e que aos seus olhos pare­ça bom para o pala­dar, ain­da que nada bom para a saú­de, é o que geral­men­te elas vão escolher.

Assim tam­bém é o ima­tu­ro na fé, por não se ali­men­tar com o que de fato traz sus­ten­to. Qual­quer coi­sa que lhe seja apre­sen­ta­da e tenha boa apa­rên­cia ele rece­be­rá. Já ouvi mui­tas pes­so­as dize­rem que vão à igre­ja, oram e acom­pa­nham as lei­tu­ras bíbli­cas nas reu­niões, mas não há jei­to de con­se­gui­rem ler a Bíblia em casa. E algu­mas ain­da com­ple­tam: “Ah, mas Deus me entende”.

O que pos­so dizer? Cla­ro, Deus enten­de tudo! Mas nós pre­ci­sa­mos com­pre­en­der, de uma vez por todas, que há sufi­ci­ên­cia na Pala­vra de Deus para nos tor­nar sau­dá­veis em nos­sa vida. Há mui­tas pes­so­as den­tro das igre­jas com­ple­ta­men­te frá­geis e debi­li­ta­das por não se ali­men­ta­rem da Pala­vra de Deus, por não faze­rem da Bíblia um ali­men­to diário.

Pau­lo ins­truiu Timó­teo a per­ma­ne­cer nas Escri­tu­ras, naqui­lo de que ele já havia se ali­men­ta­do e apren­di­do des­de que era meni­no. Asse­gu­rou-lhe tam­bém que o que ele havia rece­bi­do por meio das Escri­tu­ras era sufi­ci­en­te para tor­ná-lo um homem per­fei­to e per­fei­ta­men­te habi­li­ta­do para a boa obra.

Meus irmãos e irmãs, se que­re­mos ser per­fei­ta­men­te habi­li­ta­dos para o que Deus tem para nos­sa vida, pre­ci­sa­mos ter fome da Pala­vra de Deus, com­pre­en­der que ela não é algo opci­o­nal na vida cris­tã, mas a fon­te de nos­sa vida. Não é erra­do você ter outras fon­tes de lei­tu­ra, des­de que sejam coe­ren­tes com a Pala­vra de Deus. Con­tu­do, não pode­mos fazer da Bíblia um mero aden­do den­tre as tan­tas outras lei­tu­ras que faze­mos; ela deve ser úni­ca e exclu­si­va no que é pri­mor­di­al para nos­so cres­ci­men­to na fé. Há o Espí­ri­to San­to para con­fir­mar e reve­lar essa Pala­vra aos nos­sos cora­ções, e o Senhor Jesus dis­se que Ele está dis­po­ní­vel para nós, aleluia!

Então, você que acha difí­cil ler a Bíblia – ou que cos­tu­ma dizer “Mas eu não con­si­go enten­der –” faça uma ora­ção hones­ta ao Senhor e peça a Ele que ins­pi­re você e lhe dê a reve­la­ção sobre aqui­lo de que você precisa.

Por fim, que­ro desafiá-lo(a) a esco­lher um livro da Bíblia e se dis­ci­pli­nar para fazer a lei­tu­ra des­se livro num deter­mi­na­do perío­do de tem­po. Faça essa lei­tu­ra em espí­ri­to de ora­ção, pedin­do a Deus que fale ao seu coração.

Pre­ci­sa­mos cres­cer e ali­men­tar nos­sa fé, meus irmãos e irmãs.

Com mui­to amor por vocês,

Pas­to­ra Tays Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.