“E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).
Após dois anos de muitas lutas com relação à pandemia e à dor do luto de tantos irmãos e irmãs, iniciamos 2022 com desastres naturais em Franco da Rocha, Petrópolis, e com a terrível notícia da invasão da Ucrânia por parte da Rússia.
Isso tudo traz à tona nossos piores sentimentos, tristeza, desesperança e conformismo. A tristeza do impacto de tantos acontecimentos ruins, a desesperança de pensarmos que nada pode ser solucionado e o conformismo de não nos importarmos com essas coisas, como se nada nos atingisse.
Mas qual seria a resposta para tantas inquietações?
A resposta continua sendo a oração! Ao nos conectarmos com o Pai, sabemos que Ele gera em nós uma esperança que não engana.
E quantas vezes gostaríamos de interromper tudo isso e viver sem dificuldades ou tribulações, mas não podemos, e nossa cabeça não para de pensar. Isso acontece porque somos feitos para o Deus vivo e porque nossa alma só pode repousar n’Ele.
Não esqueça que, mesmo que nossa vida esteja carregada de problemas e o mundo esteja passando por tempos difíceis, nossa alegria vem de Deus, e, por maior que sejam as tribulações e os problemas, eles só podem ser tratados pelo toque do Espírito Santo e por atitudes de amor de cada um de nós para com os outros.
Que neste tempo você seja instrumento de Deus, que esteja aberto para o cuidado e o tratar do Espírito Santo e que, por fim, você se abra para ser alcançado por essa esperança que não engana.
Pr. Lucas Gomes