06/06/06: O dia da histeria

His­te­ria e medo toma­ram con­ta de uma par­ce­la do povo evan­gé­li­co nos dias que ante­ce­de­ram 06/06/06, em vir­tu­de da repe­ti­ção por 3 vezes do núme­ro 6 (6–6‑6) no calen­dá­rio. Uma das res­pon­sá­veis por isso é uma mulher que se auto­de­no­mi­na pro­fe­ti­sa cha­ma­da Ana Mén­dez Fer­re­li, conhe­ci­da como uma “mes­tre-pro­fe­ta-apos­tó­li­ca”, e dis­cí­pu­la do con­tro­ver­ti­do C. Peter Wag­ner, que tem espa­lha­do pelo mun­do um cris­ti­a­nis­mo com for­tes raí­zes eso­té­ri­cas. Ela espa­lhou que teve uma visão que no dia 06/06/06 Sata­nás esta­ria em gran­de ati­vi­da­de no pla­ne­ta Ter­ra rea­li­zan­do coi­sas ter­rí­veis, e o povo de Deus pre­ci­sa­ria neu­tra­li­zar esta ação com um “Lou­vor Violento”.

Esta mulher é uma ex-sacer­do­ti­sa-vodu, e os seus ensi­na­men­tos estão mais pró­xi­mos do gnos­ti­cis­mo que da Pala­vra de Deus.

Se a con­fluên­cia de 3 vezes o núme­ro 6 no calen­dá­rio fos­se real­men­te impor­tan­te, com cer­te­za João teria aler­ta­do sobre isso no Apo­ca­lip­se, escri­to por vol­ta do ano 100 d.C., e man­da­do o povo de Deus se pre­pa­rar para o dia 06/06 do ano de 106. Nada extra­or­di­ná­rio acon­te­ceu lá como nada acon­te­ceu em 06/06/1666, nem em 06/06/1906, nem em 06/06/1966, nem 06/06/1996… e nada acon­te­ceu em 06/06/2006.

Não há nenhu­ma ins­tru­ção bíbli­ca para pre­pa­rar­mo-nos para esses dias, nem para ficar­mos afli­tos espe­ran­do “ata­ques do ini­mi­go” numa deter­mi­na­da data. O núme­ro da Bes­ta é para ser “cal­cu­la­do” e não espe­ra­do como um dia “espe­ci­al”. Aliás, o úni­co dia que real­men­te deve ocu­par a nos­sa men­te é o dia da vol­ta do Senhor, e este sim, será dia terrível:

Está per­to o gran­de Dia do Senhor; está per­to e mui­to se apres­sa. Aten­ção! O Dia do Senhor é amar­go… dia de indig­na­ção, dia de angús­tia e dia de alvo­ro­ço e deso­la­ção, dia de escu­ri­da­de e negru­me, dia de nuvens e den­sas tre­vas… tra­rei angús­tia sobre os homens…” (Sofo­ni­as 1.14–17).

Per­ce­be­ram? Quem lê a Bíblia sabe mais e não se dei­xa impres­si­o­nar por pseu­do-pro­fe­tas ávi­dos para falar de suas visões como se elas fos­sem envi­a­das por Deus. Jere­mi­as já nos pre­ve­ni­ra, dizen­do: “…esses pro­fe­tas pro­fe­ti­zam men­ti­ras em meu nome, nun­ca os envi­ei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão fal­sa, adi­vi­nha­ção, vai­da­de e o enga­no do seu ínti­mo são o que eles vos pro­fe­ti­zam” (Jr 14.14)

Vive­mos uma épo­ca de uma pseu­do-espi­ri­tu­a­li­da­de mui­to pró­xi­ma do paga­nis­mo eso­té­ri­co. Atu­al­men­te cren­tes estão ouvin­do e seguin­do ver­da­dei­ros “gurus” tra­ves­ti­dos de após­to­los e pas­to­res, gurus esses que afir­mam ter visões e rela­ci­o­na­men­tos espe­ci­ais com Deus e usam uma lin­gua­gem bei­ran­do o ocul­tis­mo. E o povo, que igno­ra com­ple­ta­men­te a Pala­vra, gos­ta disso.

Na ver­da­de, esta apos­ta­sia – que já vive­mos – é por fal­ta de conhe­ci­men­to bíbli­co. O Senhor já dizia a Oséi­as que “o meu povo está sen­do des­truí­do por­que lhe fal­ta o conhe­ci­men­to”. Por sen­ti­rem “comi­chão nos ouvi­dos”, estão aber­tos a toda sor­te de “visões, cul­to dos anjos” (Cl 2.18), e sem per­ce­be­rem estão pre­pa­ran­do o cami­nho do Anti­cris­to, que fará gran­des sinais, poder, mara­vi­lhas e pro­dí­gi­os da men­ti­ra (2Ts 2.9). E o que vai acon­te­cer? Cren­tes “ino­cen­tes” irão atrás por­que seguem todo “anjo de luz” ima­gi­nan­do que vem do céu.

Hoje em dia é mais fácil ouvir­mos nas igre­jas os nomes de Sata­nás, Dia­bo, Ini­mi­go, Adver­sá­rio, do que o nome Daque­le que deve estar em nos­sos lábi­os. Tem mui­ta gen­te dan­do mui­to mais poder ao Mal que a Cris­to. Tem mui­ta gen­te mais pre­o­cu­pa­da em “amar­rar” Sata­nás que em viver a prá­ti­ca do amor, da ora­ção e uma vida em man­si­dão, sem sobres­sal­tos e temo­res infundados.

Bem, para dizer a ver­da­de, eu não estou nem aí com o “calen­dá­rio de Sata­nás” e nem com a sua “agen­da de tra­ba­lho” no mun­do. O meu calen­dá­rio é o de Deus e a minha pre­o­cu­pa­ção é com as coi­sas do Rei­no. Para mim, 06/06/06 foi um “dia que o Senhor fez; por isso rego­zi­je­mo-nos e ale­gre­mo-nos nele” (Sal­mo 118.24).

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.