Começa hoje o ano eclesiástico na vida da Igreja Metodista, ou seja, para a nossa igreja, hoje é o primeiro dia útil! Estamos iniciando um novo ano, um novo tempo de vivenciarmos a graça, o sustento e o poder de Deus em nós e por meio de nós. Começamos também a sonhar com os rumos da nossa comunidade local. Um dos principais fundamentos para a caminhada da Igreja de Cristo é a unidade. Conforme o evangelista João, o mundo só vai crer na mensagem e na obra de Jesus quando formos um (João 17:21), quando tivermos união, quando houver unidade na igreja.
Ter unidade não implica falta de espaço para divergir e questionar, mas, acima das nossas opiniões contrárias ou díspares, deve haver algo maior que nos una: o amor de Deus e o desejo de servi-Lo. Podemos pensar e, principalmente, devemos dar liberdade para as pessoas pensarem, mas nossa mente deve ficar cativa da vontade de Deus. Uma das belezas da igreja é a sua diversidade; ela é um espaço de todos(as) e para todos(as). Contudo, se cada um fizer o que acha melhor para si ou para a caminhada da igreja, dificilmente chegaremos a algum lugar.
De fato, a unidade determina e qualifica nosso testemunho e nossa ação missionária no mundo; precisamos estar unidos nas nossas orações, ações e contribuições, e focar numa única visão. Várias passagens da Bíblia nos relatam que Deus concedeu aos homens visões do que Ele deseja para o Seu povo, no presente ou no futuro, mas é no Novo Testamento que encontramos a visão que podemos considerar definitiva do Senhor para a Sua igreja: o Reino de Deus. A Igreja Metodista, em especial, reafirma seu compromisso em sinalizar e concretizar “o Reino de Deus na Terra”, conforme afirmam vários de seus documentos, entre os quais o Plano para Vida e Missão. Portanto, a visão de Deus para a Igreja de Cristo, para a Igreja Metodista e para nossa comunidade local já está definida há mais de 2.000 anos: temos de, em unidade, empregar todos os esforços para que o Reino de Deus se torne uma realidade!
O Reino de Deus é o sonho do Senhor para toda a Criação, um tempo e um espaço de plena paz, justiça e alegria. E nós, a Igreja, somos responsáveis por tornar concreto esse sonho de Deus. Por meio da ação missionária da Igreja devemos empregar todos os nossos esforços para sinalizar e testemunhar a maior densidade possível desse Reino no lugar onde estamos, na vida das pessoas que nos cercam e nas estruturas das quais fazemos parte.
O caminho prático para que individualmente e comunitariamente possamos sinalizar o Reino de Deus é buscarmos intensamente ser cada dia mais parecidos com Jesus. O caminho do discipulado é o único para deixarmos de ser apenas uma entidade social e passarmos a ser de fato voz profética de Deus neste mundo. O discipulado está baseado em três práticas básicas, que resumimos na sigla POC: conhecimento da Palavra, vida de oração e comunhão=partilha (At 2:42–47).
Portanto, em 2015 precisamos estar unidos em três princípios básicos: Reino de Deus, discipulado e frutificação. Vamos todos(as) orar, investir e agir para que o Reino de Deus seja sinalizado por nossa comunidade. E que isso seja o resultado de um vivência de discipulado que deseja gerar muitos frutos, para a glória de Deus!
Comprometido com o Reino,
Pr. Tiago Valentin