“Dai e dar-se-vos‑á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também” (Lc 6:38).
O conceito “transbordante”, que é o tema do acampamento da Mocidade de nossa igreja, surgiu do anseio da nossa juventude de manifestar mais concretamente e diretamente a graça e o amor de Deus àqueles que já o conhecem e a quem ainda não o conhece. O desejo era receber a unção e o poder de Deus a tal ponto que viesse a transbordar e contagiar quem estivesse à volta.
Assim surgiu o sonho de fazermos um acampamento com o objetivo de buscar a presença de Deus não apenas com a finalidade de sermos abençoados, mas com o desejo de recebermos a benção de Deus visando sua manifestação na vida de outras pessoas.
Na Bíblia, o conceito de transbordar, alcançar, contagiar está muito presente. O texto bíblico emblemático desse conceito é o de Atos 1:8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Jesus afirma aos discípulos que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas. O poder, a unção e a benção de Deus só são derramados sobre nós se for para transbordar e alcançar outras pessoas. Muitas vezes vemos indivíduos e grupos buscando o poder de Deus sem a consciência de que esse poder não os fará mais poderosos, e sim portadores da graça, da alegria e do amor do Senhor.
À medida que decidimos dar (oferecer) o amor, o perdão, o socorro, o acolhimento, a tolerância às pessoas que precisam desses sinais da graça de Deus, Ele nos dará uma boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, e generosamente fará de nós canal da Sua ação. É com esse intuito que estamos passando quatro dias neste retiro espiritual.
O sucesso deste acampamento não será medido apenas pela sua realização em si, mas principalmente pelos desdobramentos e repercussões que haverá depois dele. Cremos e desejamos que, a partir desse derramar de Deus em nossas vidas, possamos transbordar ainda mais intensamente do Senhor. A expectativa é de que todos os participantes voltem com um desejo insaciável de manifestar o amor de Deus a todos que encontrarem e que isso possa perdurar em suas vidas.
Desejamos também que toda a igreja possa assimilar e praticar o conceito de transbordar e que possamos, como comunidade, buscar cada vez mais a presença de Deus, a fim de que nossa igreja possa crescer ainda mais.
Com carinho e estima pastoral,
Pr. Tiago Valentin