Nesse fim de semana, estamos realizando em nossa comunidade a Conferência Transbordante, um tempo muito precioso que o Senhor nos reservou para tratarmos do tema “Reino de Deus”. O conceito “transbordante” nada mais é do que o anseio de manifestarmos mais concretamente a graça e o amor de Deus àqueles que já O conhecem e a quem ainda não O conhece. O nosso desejo é buscar a unção e o poder de Deus a tal ponto que venhamos a transbordar, e assim contagiar quem estiver à volta. Na Bíblia, o texto emblemático desse conceito está em Atos 1:8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.
Jesus afirma aos discípulos que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas. O poder, a unção e a benção só são derramados sobre nós se for para transbordar, alcançar e anunciar que Deus pode transformar vidas e realidades. Muitas vezes, vemos indivíduos e grupos buscando o poder de Deus sem a consciência de que esse poder não os fará mais grandiosos, e sim mais responsáveis por testemunhar a alegria, a paz e a justiça de Deus. Enquanto decidimos oferecer o amor, o perdão, o socorro, o acolhimento, a tolerância às pessoas que precisam desses sinais da graça, Deus nos dá uma boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, e generosamente faz de nós canal da Sua ação.
Portanto, nosso desejo é cumprir a missão de Deus no mundo, que é estabelecer o Seu Reino. Participar da construção do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se a tarefa evangelizante da Igreja. O Reino é o alvo do Deus Trino e significa o surgimento do novo mundo, da nova vida, do perfeito amor, da justiça plena, da autêntica liberdade e da completa paz. Tudo isso está introduzido em nós e no mundo como semente que o Espírito Santo está fazendo brotar.
O metodismo caracteriza-se por sua paixão evangelística, procurando proclamar as boas novas de salvação, de tal sorte que o amor e a misericórdia de Deus, revelados em Jesus Cristo, sejam proclamados e aceitos por todos os homens e mulheres. No poder do Espírito Santo, por meio do testemunho e do serviço prestados pela Igreja ao mundo, o metodismo demonstra permanente compromisso com o bem-estar da pessoa não só espiritual mas também em seus aspectos sociais.
Deus não está apenas salvando pessoas; está restaurando a raça humana. Estar em Cristo é não apenas ser nova criatura, mas também e principalmente ser nova criação – nova humanidade. Queremos o transbordar de Deus para manifestar aqui e agora, com a maior densidade possível, o Reino de Deus que será consumado ali e além.
Buscando transbordar o Reino de Deus,
Rev. Tiago Valentin