Sentir medo faz parte da nossa natureza. Todo mundo sente medo. É certo que alguns mais do que outros, mas todos nós fomos feitos assim, com a possibilidade de sentir medo. Quando pensamos que foi Deus quem criou o ser humano, concluímos que o medo foi “ideia” d’Ele. Sim, Deus nos fez de tal maneira que, dentre tantas outras coisas, somos capazes de sentir medo.
Contudo, costumamos associar o medo a algo que não deve ser expresso. Para muitos, é um sinal de fraqueza; para outros, um sinal de falta de fé. Mas, se sentir medo é de fato algo ruim, por que Deus nos fez assim?
Simplesmente porque o medo não é um sentimento negativo. Pelo contrário, ele é responsável por proporcionar um estado de alerta diante de algo que possa representar um risco para nós. Portanto, o medo nada mais é do que um mecanismo de defesa que Deus colocou em nós para nos prevenir de um perigo. Deus é muito bom!
Diante de tantas decisões que temos de tomar ao longo da vida, precisamos ter cautela, bom senso e equilíbrio para que elas não acarretem consequências negativas para nós e para outros à nossa volta. Por isso, o medo é uma benção dada por Deus, pois funciona como um freio ou um filtro que nos faz pensar antes de falar ou agir.
O maior medo que devemos ter é o de cometer pecados. John Wesley, o precursor do metodismo, afirmou certa vez: “Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejem senão a Deus, e eu abalarei o mundo”. Sentir medo do pecado é ótimo, pois, quando estamos em alerta, é muito maior a chance de evitarmos ceder a uma tentação e consumar um pecado.
Como disse Wesley, a única coisa que temos de temer é o pecado, é desagradar a Deus com nossas palavras, atitudes e omissões. Por isso, podemos ter fé e sentir medo, podemos ter coragem e sentir medo, podemos ser ousados e sentir medo. Nossa vida espiritual não é anulada pela capacidade de temer; pelo contrário, sem o medo seríamos capazes de fazer coisas que nos destruiriam por dentro e por fora.
Nunca deixe que o medo te paralise diante dos sonhos e projetos de Deus, pois, enquanto você sentir medo somente do pecado, você estará dentro dos propósitos do Senhor.
Do amigo e pastor,
Rev. Tiago Valentin