“Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: ‘Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais’” (1 Reis 19:4).
Gosto da fala que ouvi de uma pastora em que ela dizia que a Bíblia é repleta de histórias de homens e mulheres feitos do mesmo material que eu e você, gente que tinha vontades e sentimentos, assim como eu e você. A ideia é nos fazer saber que o mesmo Deus que usou aquelas pessoas para os Seus propósitos também deseja usar a mim e a você.
Deus nos fez com emoções. Todos vivemos emoções, ora boas, ora ruins. Quero, com este texto, destacar o que me preocupa nesse sentido: as emoções, quando estão desalinhadas, nos sabotam, nos tiram do centro da vontade de Deus e não nos permitem enxergar o plano maior que Ele tem para a nossa vida.
Elias, um grande profeta de Deus, também passou por isso. Quando lemos a sua trajetória na Bíblia, podemos ver o quão maravilhoso Deus foi na vida desse homem. Contudo, Elias passou por momentos muito difíceis em relação às suas emoções, a ponto de desejar a morte para si. As circunstâncias exteriores não o ajudavam; ele estava sendo perseguido, jurado de morte, abandonado e sozinho. Todas essas condições geraram nele sentimentos ruins, desalinharam sua alma e tiraram dele a possibilidade de ver o que Deus já havia feito e perceber tudo aquilo em que Ele ainda estava operando.
Quem de nós nunca se sentiu assim na vida? Como já abordei, os sentimentos acontecem dentro de nós. Assim, nós é que precisamos cuidar de quais sentimentos iremos alimentar para nutrir a nossa alma. Emoções desalinhadas nos fazem enxergar apenas a nossa dor e nos impedem de olhar para Cristo, Aquele que detém poder para nos curar. Olhar para Cristo não é apenas dizer que acreditamos n’Ele nem somente tê-lo como um santo, um fazedor de milagres. Olhar para Jesus é nos alimentarmos d’Ele, é alinharmos nossa vida com a vida d’Ele.
Na história de Elias, podemos perceber algo muito importante e que pode nos ajudar bastante em nossa caminhada. Existe diferença entre estado emocional e posição em Cristo. Muitas vezes somos enganados e achamos que Deus se relaciona conosco com base no nosso estado emocional. Contudo, nosso estado emocional muda com frequência, é instável, flutuante; podemos acordar bem e, no meio do dia, ficar tristes ou bravos com alguma notícia ou situação. Então, o que vai acontecer? Deus apenas vai se relacionar comigo enquanto eu estiver bem? Pois é, meus irmãos e irmãs, muitas vezes nós achamos isso. Não é incomum alguém que eu aconselhe me dizer: “Não sei se Deus está ouvindo minhas orações, pois eu não estou bem”.
Meus amados e amadas, Deus não Se relaciona conosco pelas nossas emoções. O nosso estado emocional não nos define. O que é então que nos define? A nossa posição que está em Cristo Jesus, nosso senhor e salvador. Foi por motivo semelhante que o Senhor Se encaminhou até a caverna em que Elias se encontrava: dizer a ele qual era a sua posição em Deus, apesar daquela tristeza profunda e do medo que ele sentia naquele momento.
Satanás tem prendido muitos crentes exatamente dessa forma, fazendo-os pensar que não estão num estado favorável para que Deus Se relacione com eles. Deus não espera de nós uma condição favorável, e sim nossa posição em Cristo; e é nossa posição em Cristo que transforma nosso estado emocional. Quando Deus foi ao encontro de Elias na caverna, Ele sabia do estado emocional de Elias naquele momento e também qual era a posição de Elias n’Ele.
Meus irmãos e irmãs, Deus quer fazer prosperar a nossa alma. E como Ele faz isso? À medida que eu me alimento de Cristo, Ele, que é o pão da vida, transforma a minha mente. É Ele quem nos direciona para onde devemos nos mover e nos indica o que precisamos fazer para sair de situações que têm desalinhado nossas emoções, sabotando-nos. Ele é a verdade de nossa vida, a verdade que nos liberta. É a verdade de Cristo que faz prosperar a nossa alma, e, quando nossa alma é próspera, nossas emoções são saudáveis. (3 Jo 1:2)
Deixe Jesus conduzir você pelo caminho d’Ele, colocando‑o(a) todos os dias na posição que Ele conquistou para você por meio da cruz. Ele ama você e quer vê-lo(a) integralmente saudável.
Com muito amor,
Pra. Tays Rodrigues Rocha