Quando fazemos uma prova na escola, na faculdade ou até mesmo para uma oportunidade de emprego, ela serve para nos avaliar, para determinar se absorvemos o conteúdo esperado. Por isso, muitas pessoas ficam tensas e aflitas diante de uma prova. Afinal, estão sendo avaliadas e a prova vai revelar o que elas de fato sabem. “Prova” nesse sentido é fácil de compreender, ainda que possamos questionar se provas são a melhor forma de se avaliar um aluno ou um candidato a emprego. De qualquer forma, sabemos que elas são inevitáveis.
E quanto às provas, ou provações, pelas quais Deus permite que passemos? Para que servem? A resposta é simples: elas servem para nos aproximar do Senhor. Muitas vezes, por razões desconhecidas, acabamos nos afastando de Deus e nosso relacionamento com Ele se esfria. Isso costuma ocorrer quando estamos vivendo uma boa fase em nossas vidas e, infelizmente, deixamos de buscá-Lo com tanta intensidade. Ao contrário, quando passamos por lutas e dificuldades, a tendência é nos aproximarmos mais do Senhor, buscando n’Ele o auxílio de que precisamos.
E por que passar por provações?
Para fortalecer a nossa fé. Por nos amar e querer relacionar-se mais profundamente conosco, Deus pode permitir que passemos dificuldades para que O busquemos de todo o nosso coração e de todo o nosso entendimento. Assim, nossa fé é fortalecida e passamos a desfrutar experiências marcantes com Ele.
Para avançarmos. Deus é o maior interessado em nos ver crescer e amadurecer. Como Pai amoroso que é, Ele deseja ver Seus filhos e filhas prosperando e avançando em diferentes áreas da vida. Por isso, Ele nos prova, a fim de saber se estamos preparados para seguir os Seus planos. Deus quer e pode nos abençoar de muitas formas, inclusive com oportunidades, mas também sabe da importância de estarmos preparados para vivenciar certas coisas. Assim, passamos por provas para medir nossa resistência, paciência, coragem e maturidade. Uma vez aprovados, as portas e caminhos do Senhor se abrem para nós.
Para que áreas da nossa vida sejam tratadas. Frequentemente, é na hora das provações que questões mal resolvidas em nossa vida vêm à tona. E isso é ótimo, pois assim temos a chance de tratá-las e curá-las. Deus permite que a prova venha sobre nós para que nosso orgulho, vaidade, hipocrisia, teimosia, compulsão e tantos outros problemas sejam tratados. É como um copo d’água com resíduos no fundo. Enquanto ele está intacto, a sujeira permanece ali, “quietinha”. Mas, se alguém mexer o copo, a sujeira vai aparecer. Deus faz isso com a nossa vida, permitindo que as provações mexam com a nossa estrutura a fim de que sejamos tratados.
Para servirmos de testemunho. Alguém que passa por uma prova e é bem-sucedido será sempre um exemplo para os outros. Quando Deus nos prova não é diferente. Nossa vitória, nossa conquista e nosso avanço servem de testemunho de que aquele que vive com Deus, ainda que passe por provas, pode resistir e, mais do que isso, sair delas melhor do que entrou. Quando somos provados e vencemos, nossa vida serve de testemunho para outras pessoas sobre o agir e o cuidado de Deus.
O princípio bíblico nos ensina que, seja a prova grande ou pequena, Deus nunca nos dá um fardo maior do que o que podemos suportar. Além disso, Ele próprio nos fornece as respostas certas da prova, para que possamos ser aprovados com louvor!
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1 Co 10:13).
Do amigo e pastor,
Rev. Tiago Valentin