Perseverança

Meus irmãos, ten­de por moti­vo de toda ale­gria o pas­sar­des por vári­as pro­va­ções, saben­do que a pro­va­ção da vos­sa fé, uma vez con­fir­ma­da, pro­duz per­se­ve­ran­ça. Ora, a per­se­ve­ran­ça deve ter ação com­ple­ta, para que sejais per­fei­tos e ínte­gros, em nada defi­ci­en­tes” (Tia­go 1:2–4).

Per­se­ve­ran­ça”, por Leo Mazzeo

Quan­tas vezes você já pen­sou em desis­tir de algo em sua vida? Há mui­tas pes­so­as que pen­sam em desis­tir até mes­mo da pró­pria vida. E, quan­do falo sobre isso, não me refi­ro ape­nas às pes­so­as que já pen­sa­ram em se sui­ci­dar, mas tam­bém àque­las que, mes­mo viven­do, desis­ti­ram de rea­li­zar os sonhos que um dia sonharam.

Eu mes­ma já pen­sei em desis­tir de alguns sonhos e pro­pó­si­tos. Como repe­ti­da­men­te tenho ensi­na­do à igre­ja, temos de ser hones­tos conos­co mes­mos e nomi­nar aqui­lo que nos inco­mo­da e do qual pre­ci­sa­mos ser tra­ta­dos e curados.

Você tem algo em sua vida de que você desis­tiu? Ou tem pen­sa­do nisso?

Quan­do Tia­go escre­veu sua car­ta, ele esta­va pre­o­cu­pa­do com o tipo de vida que os cris­tãos esta­vam man­ten­do, algu­mas prá­ti­cas que não con­di­zi­am com a ver­da­de de Jesus esta­be­le­ci­da na cruz. Eram ques­tões coti­di­a­nas que iam se per­den­do sem que eles percebessem.

A pala­vra-cha­ve aqui é per­se­ve­ran­ça! Um dos sinô­ni­mos des­se ter­mo é “cons­tân­cia”.

Segun­do a Pala­vra de Deus, as pro­va­ções pro­du­zem em nós per­se­ve­ran­ça e nos fazem cons­tan­tes em Deus. Mui­tas vezes acha­mos que elas vêm para nos der­ru­bar e des­truir, mas exis­te a pro­mes­sa de Deus para nós de que a pro­va­ção pro­du­zi­rá perseverança.

Quan­do pen­sa­mos em per­se­ve­ran­ça, pre­ci­sa­mos ter cons­ci­ên­cia de que per­se­ve­rar não é viver num mar de rosas, mas ter a cer­te­za de que há um sonho, um pro­je­to de Deus esta­be­le­ci­do para nós, e que, mes­mo dian­te das difi­cul­da­des e das dores, sere­mos cons­tan­tes na nos­sa fé até alcan­çá-lo. A per­se­ve­ran­ça não vai nos fazer andar sal­ti­tan­tes por aí, mas vai esti­mu­lar em nós a inte­gri­da­de e a bus­ca pela per­fei­ção de Cristo.

Meus irmãos e irmãs, por cau­sa das difi­cul­da­des da vida pen­sa­mos mui­tas vezes em desis­tir, em desa­ni­mar. Mas a desis­tên­cia só nos leva­rá à frus­tra­ção e a um desâ­ni­mo ain­da maior.

Então, dian­te das pro­va­ções da vida, que­ro encorajá-lo(a) a supe­rar o sen­ti­men­to de desis­tên­cia e a dei­xar que o Espí­ri­to San­to gere per­se­ve­ran­ça em você.

Tro­que hoje mes­mo os tra­pos do desâ­ni­mo e da desis­tên­cia pelas ves­tes do âni­mo, da per­se­ve­ran­ça e da constância.

Com amor,

Pas­to­ra Tays Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.