“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1:2–4).
Quantas vezes você já pensou em desistir de algo em sua vida? Há muitas pessoas que pensam em desistir até mesmo da própria vida. E, quando falo sobre isso, não me refiro apenas às pessoas que já pensaram em se suicidar, mas também àquelas que, mesmo vivendo, desistiram de realizar os sonhos que um dia sonharam.
Eu mesma já pensei em desistir de alguns sonhos e propósitos. Como repetidamente tenho ensinado à igreja, temos de ser honestos conosco mesmos e nominar aquilo que nos incomoda e do qual precisamos ser tratados e curados.
Você tem algo em sua vida de que você desistiu? Ou tem pensado nisso?
Quando Tiago escreveu sua carta, ele estava preocupado com o tipo de vida que os cristãos estavam mantendo, algumas práticas que não condiziam com a verdade de Jesus estabelecida na cruz. Eram questões cotidianas que iam se perdendo sem que eles percebessem.
A palavra-chave aqui é perseverança! Um dos sinônimos desse termo é “constância”.
Segundo a Palavra de Deus, as provações produzem em nós perseverança e nos fazem constantes em Deus. Muitas vezes achamos que elas vêm para nos derrubar e destruir, mas existe a promessa de Deus para nós de que a provação produzirá perseverança.
Quando pensamos em perseverança, precisamos ter consciência de que perseverar não é viver num mar de rosas, mas ter a certeza de que há um sonho, um projeto de Deus estabelecido para nós, e que, mesmo diante das dificuldades e das dores, seremos constantes na nossa fé até alcançá-lo. A perseverança não vai nos fazer andar saltitantes por aí, mas vai estimular em nós a integridade e a busca pela perfeição de Cristo.
Meus irmãos e irmãs, por causa das dificuldades da vida pensamos muitas vezes em desistir, em desanimar. Mas a desistência só nos levará à frustração e a um desânimo ainda maior.
Então, diante das provações da vida, quero encorajá-lo(a) a superar o sentimento de desistência e a deixar que o Espírito Santo gere perseverança em você.
Troque hoje mesmo os trapos do desânimo e da desistência pelas vestes do ânimo, da perseverança e da constância.
Com amor,
Pastora Tays Rocha