O que Jesus não pedia (e os cristãos pedem)

Não bom­bar­dei­em de crí­ti­cas as pes­so­as quan­do elas come­tem um erro, a menos que quei­ram rece­ber o mes­mo tra­ta­men­to. O espí­ri­to crí­ti­co é como um bume­ran­gue” (Mateus 7:1–2 – A Men­sa­gem: Bíblia em Lin­gua­gem Contemporânea).

O cris­ti­a­nis­mo é uma lei da cons­ci­ên­cia. Uma das dife­ren­ças de pos­tu­ra entre o Jesus dos evan­ge­lhos e o cris­ti­a­nis­mo ins­ti­tu­ci­o­nal está em que Jesus não espe­ra­va de alguém que não fos­se Seu segui­dor que vives­se de acor­do com os Seus ensi­na­men­tos e cri­té­ri­os. Jesus não pedia de alguém que não via o mun­do como Ele via que vives­se do modo como Ele suge­ria. Jesus, na ver­da­de, desen­co­ra­ja­va ati­va­men­te os que tinham a pre­ten­são de ser Seus segui­do­res, dei­xan­do cla­ro que viver do modo como Ele esta­va suge­rin­do reque­ria uma ousa­dia colos­sal e um esfor­ço sobre-huma­no (não é fácil ser discípulo/a).

O cris­ti­a­nis­mo, ao con­trá­rio, espe­ra con­ti­nu­a­men­te do res­to do mun­do que ope­re com base nos seus ensi­na­men­tos e cri­té­ri­os. Como se fos­se legí­ti­mo – como se fos­se de algum modo “cris­tão” – não viver­mos mui­tas vezes o que Cris­to nos man­da e exi­gir­mos de quem não vê o mun­do como nós vemos que viva do modo que nós acha­mos importante.

A faça­nha está em que mui­tos cris­tãos exi­gem que os outros ope­rem base­a­dos nos seus cri­té­ri­os, enquan­to eles mes­mos não ope­ram de acor­do com os cri­té­ri­os de Jesus.

Cui­da­do! Se não qui­ser ser con­de­na­do, não con­de­ne. Seja o cris­tão que deve ser e não cobre de um não cris­tão um com­por­ta­men­to cristão.

Que Deus nos dê auten­ti­ci­da­de para viver­mos e influ­en­ci­ar­mos nos­sa soci­e­da­de sem pre­ci­sar­mos usar pala­vras, mas sim­ples­men­te com um modo de agir genuí­no e consciente.

Em Cris­to,

Pas­tor Isra­el Rocha (Ins­pi­ra­do em tex­to de Pau­lo Bra­bo para o blog “A Bacia das Almas”.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.