Não olhe as circunstâncias!

Esta paz que sin­to em minh’alma
Não é por­que tudo em mim vai bem;
Esta paz que sin­to em minh’alma
É por­que eu amo ao meu Senhor.

Não olho as circunstâncias,
Não, não, não!
Só olho seu amor, seu gran­de amor.
Não me guio por vistas,
Ale­gre estou.

Este gozo que sin­to em minh’alma
Não é por­que olho ao meu redor;
Este gozo que sin­to em minh’alma
É por­que eu amo ao meu Senhor.

Ain­da que a ter­ra não floresça,
E a vide não dê o seu fruto;
Ain­da que os mon­tes se lan­cem ao mar,
E a ter­ra tre­ma, hei de confiar.

O refrão des­ta velha can­ção é ins­pi­ra­do no tex­to bíbli­co de 2 Corín­ti­os 5:7, no qual o Após­to­lo Pau­lo ori­en­ta e desa­fia a comu­ni­da­de a pau­tar sua cami­nha­da não por aqui­lo que podem obser­var e ver, mas pela fé no Deus que nos sus­ten­ta e orienta.

A músi­ca nos apre­sen­ta algu­mas situ­a­ções adver­sas. Seja na escas­sez, na tri­bu­la­ção ou na guer­ra, deve­mos con­ti­nu­ar a cami­nhar e a viver con­fi­an­do no Senhor. Em vez de olhar para as cir­cuns­tân­ci­as, deve­mos olhar para o gran­de amor de Deus, por­que é o Seu amor que lan­ça fora todo medo (1 Jo 4:8).

Não há quem não pas­se por lutas ou até este­ja enfren­tan­do uma ago­ra. Como a Pala­vra tam­bém nos afir­ma, “por­que ele [o Senhor] faz nas­cer o seu sol sobre maus e bons e vir chu­vas sobre jus­tos e injus­tos” (Mt 5:45), todas as pes­so­as estão sus­ce­tí­veis a enfren­tar situ­a­ções adver­sas, vivam ou não com Deus. A gran­de dife­ren­ça é como cada um des­ses gru­pos reage.

Ao colo­car­mos nos­sas vidas nas mãos de Deus, pas­sa­mos a con­fi­ar em Sua gra­ça e sus­ten­ta­ção e a depen­der exclu­si­va­men­te do Seu cui­da­do e amor. Por isso, ain­da que tudo à nos­sa vol­ta este­ja des­fa­vo­rá­vel, con­se­gui­mos con­ti­nu­ar fir­mes. O que nos­sos olhos e per­cep­ção são capa­zes de obser­var não é uma cons­ta­ta­ção final de como esta­mos, pois nos­sa espe­ran­ça, con­fi­an­ça e fé estão fir­ma­das no agir de Deus, que, além de estar no con­tro­le de todas as coi­sas, pode rever­ter quais­quer circunstâncias.

Já quem não vive com Deus e na con­fi­an­ça do Seu poder dian­te de situ­a­ções adver­sas per­de a espe­ran­ça, e essa deses­pe­ran­ça leva mui­tos a pen­sar em desis­tir de viver. Por isso, não há vida fora do Evan­ge­lho. Num mun­do con­tur­ba­do, injus­to e peca­mi­no­so, viver sem Deus tor­na-se uma tare­fa impraticável.

Minha irmã, meu irmão, não sei como está sua cami­nha­da hoje, mas sei que, se Deus está ao seu lado, seja o cami­nho árduo ou tran­qui­lo, Ele te sus­ten­ta e sina­li­za que é sobe­ra­no, este­jam as coi­sas posi­ti­vas ou nega­ti­vas, e que o amor que Ele tem por sua vida te for­ta­le­ce e anu­la o seu medo.

Sim, é um mila­gre sen­tir paz em meio à guer­ra. Quan­do vive­mos com Deus, Ele pro­mo­ve em nós uma sere­ni­da­de e uma con­fi­an­ça sobre­na­tu­rais, que nos levam a viver com ale­gria, de gló­ria em gló­ria e de vitó­ria em vitória.

Can­te a can­ção, ain­da que seja só pela fé. Deus escu­ta­rá seu cla­mor e te sus­ten­ta­rá na caminhada.

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Rev. Tia­go Valentin

3 Replies to “Não olhe as circunstâncias!”

  1. Reve­ren­do Tiago,
    Sem­pre sou­be que esse cori­nho era ins­pi­ra­do na ora­ção de haba­cu­que 3:17–19
    Vejo uma nova inter­pre­ta­ção, é inte­res­san­te, porém foi com­pos­to na ins­pi­ra­ção de Habacuque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.