As mulheres tiveram um papel determinante no plano da Salvação estabelecido por Deus desde a Criação, isso se evidencia através de várias personagens bíblicas, a começar por Eva que deixou claro através de suas escolhas que nós seres humanos somos limitados e frágeis, dependentes totalmente da graça e misericórdia de Deus, e que precisamos de um mediador entre nós e o Criador.
Mais a frente temos Sara mãe de Isaque o filho da promessa, seus descendentes levariam o povo de Deus até o Egito, lá mais uma mulher se destaca Joquebede mãe do libertador Moisés, muito mais a frente na história nos deparamos com outra notável mulher Ana mãe de Samuel que consagrou seu filho que mais tarde ungiria Davi como rei de Israel.
Por conta da coragem, fé e fidelidade dessas e outras mulheres a promessa do Messias foi sendo construída até ganhar sentido quando Deus toma sua forma humana, escolhendo para isso uma mulher para viabilizar tal feito. Ao nascer o Messias também coube a uma mulher fazer os primeiros anúncios do cumprimento da promessa (Lc 2.38).
Já no exercício de seu ministério Jesus teve marcantes encontros com mulheres, podemos lembrar-nos da mulher Cananéia que aparentemente demonstrou ter mais fé do que os homens que seguiam Jesus
(Mt 15.21–28), outra mulher é a samaritana no poço de Jacó que compreendeu o verdadeiro sentido da adoração (Jo 4.1–30), outra personagem que muito nos ensina e sinaliza a salvação é a prostituta que aos pés de Jesus experimentou de maneira singular o amor de Deus. São elas as mulheres, as Maria’s, as primeiras a anunciar que Jesus havia ressuscitado
(Mt 28.1–11).Essas e tantas outras mulheres foram canais e promotoras do testemunho da salvação em Jesus Cristo, a história continua sendo marcada por mulheres de Deus que tem feito a diferença, não é possível contar a história da Igreja Cristã e especialmente da Igreja Protestante sem citar muitas mulheres significativas, elas sempre foram as colunas na Igreja no que diz respeito a educação cristã, oração e solidariedade, graças a sensibilidade, delicadeza e intrepidez das mulheres, Deus tem sustentado a igreja e feito com que ela não se desvie dos Seus propósitos.
Muito obrigado mulheres por todo seu serviço e dedicação na obra de Deus, mas especialmente por permitirem serem usadas por Deus para sinalizar que Jesus é o único e verdadeiro caminho.
Feliz Dia das Mulheres!
Com carinho e estima pastoral
Pr. Tiago Valentin