O ponto de partida do calendário litúrgico cristão, pelo qual a Igreja celebra os principais eventos da história da salvação, é a Páscoa. No domingo pascal, cristãos e cristãs celebram a ressurreição de Jesus! Essa festa exige preparação adequada, daí ter surgido a Quaresma. Da mesma forma, cristãos e cristãs sentiram a necessidade de preparar-se para o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, o Nazareno. A preparação para o Natal é o Advento.
A palavra “advento” vem do latim adventus e significa chegada, vinda, espera. Para nós, cristãos, esse é o tempo de preparação para a vinda do Senhor. Por isso, não há dúvida quanto ao seu significado: o Advento surge como período de preparação para a celebração do Natal, ou seja, é o tempo em que a Igreja se prepara para comemorar o nascimento de Jesus Cristo, partilhando a fé e a esperança do povo nas promessas de Deus, enquanto, ao mesmo tempo, aguarda o Seu retorno.
A importância do Advento como festa de preparação para a vinda do Senhor reside em sua espiritualidade. Essa espiritualidade é marcada pela esperança e pelo aguardo do Messias prometido, pela fé na concretização da promessa, pelo amor que se demonstra com a chegada do Messias e pela paz por Ele anunciada e tornada plena.
No Advento, toda a Igreja é chamada a viver a virtude da esperança. Esse período procura educar-nos para sermos fortes e pacientes, aceitando a hora da provação e a lentidão no desenvolvimento do Reino – uma esperança que confia no Senhor.
Em tempos de crise e incertezas sociais, econômicas e políticas, o que mais precisamos cultivar é a esperança. Mas não uma esperança que resida em coisas efêmeras e finitas, e sim na redenção que já se faz presente e na que está por vir.
Ao olharmos para a manjedoura ainda “vazia”, temos a esperança de que, nas próximas semanas, ela será preenchida com poder, glória, majestade e também simplicidade, submissão e renúncia – tudo isso na figura singela e frágil de um bebezinho Rei.
Que neste tempo de Advento o Senhor possa preparar nosso espírito, renovando em nós a esperança de dias melhores, de novas oportunidades, de novas portas se abrindo para nós e para todos que clamam por redenção!
Do amigo e pastor,
Rev. Tiago Valentin