Neste início de 2012, muitos já fizeram planos e projetos para o novo ano, com o objetivo de vivenciar um tempo de prosperidade, paz e benção. Os meios para alcançar esses objetivos podem ser muitos. Alguns pensam em concluir seus estudos ou retomá-los; outros estão sonhando em fazer a família “crescer”; há também quem visualize uma nova experiência profissional; e, certamente, há aqueles que sonham em não fazer nada e gozar a tão sonhada aposentadoria. O certo é que não há quem não queira que 2012 seja um ano bom. Mas, para que isso se torne realidade e para que todos os nossos planos sejam concretizados, há uma prerrogativa: a obediência.
O livro de Deuteronômio nos revela, no capítulo 7, a partir do verso 12, uma longa lista de bênçãos decorrentes da obediência. Muitas vezes fazemos nossos planos, nos preparamos e nos esforçamos tanto para ter uma vida tranquila e acabamos nos esquecendo de que, se obedecermos a Deus, as bênçãos serão uma consequência natural.
O povo hebreu começava a se prender e limitar-se tanto ao ritualismo religioso que não percebia que, apesar de todo o seu “esforço” em agradar a Deus, não fazia o mais importante, que era permitir que Deus tratasse o seu caráter. Por isso, o Senhor disse a Moisés que quem fosse obediente às Suas ordenanças seria abençoado graciosamente e todas as áreas de sua vida seriam tocadas por Seu poder.
Muitas vezes fazemos como o irmão Maércio costuma dizer: matamos o boi para acabar com os carrapatos! Fazemos tanto esforço para ser felizes ou para alcançar algo sem pensar se estamos empregando nosso esforço no propósito correto, pois, se optarmos por obedecer a Deus e fazer Sua vontade, uma vida abençoada e próspera será a consequência inevitável.
O problema é que somos dominados pela nossa ansiedade e autossuficiência. Queremos resolver as coisas no nosso tempo e do nosso jeito, o que quase sempre significa desobedecer a vontade de Deus. E o preço que pagamos por não obedecer a Deus costuma ser frustração, tristeza e muitos questionamentos sem resposta.
Se quisermos que 2012 seja um ano abençoado, a atitude mais importante que devemos adotar é a de obediência à Palavra de Deus e a Seus propósitos para a nossa vida. Ao ouvirmos Sua voz, saberemos como Ele vai fazer com que Sua boa, perfeita e agradável vontade se cumpra em todas as áreas da nossa vida.
Em 2012, escolha obedecer e, certamente, você, sua família e nossa igreja serão abençoados.
Com carinho e estima pastoral,
Pr. Tiago Valentin
Bom dia!
Como faca para ter acesdo e estudar o livro fo deutetinômio com thiago valentim?