“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; ele recebeu o poder sobre seus ombros, e lhe foi dado este nome: Conselheiro-maravilhoso, Deus-forte, Pai-eterno e Príncipe-da-paz” (Is 9:5 – Bíblia de Jerusalém).
Mais um fim de ano se aproxima e com ele a satisfação de desfrutarmos de projetos alcançados e a esperança de que dias melhores virão com a chegada de um novo ano. Tempo de refletirmos sobre o que passou e o que virá, fazendo um “balanço” das nossas ações e de como agimos, onde erramos e onde acertamos. É tempo também de promessas: “Ano que vem eu vou conseguir fazer a minha dieta, vou emagrecer”. Ou então: “Deste ano não passa, eu serei menos estressado”. Enfim, promessas…
Deus também nos fez promessas. Ele nos disse, por meio de Seu filho, que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28:20). Então, o nosso fim de ano e o nosso ano novo têm um sabor mais do que especial, aleluia!
O texto do profeta Isaías diz que Ele é Maravilhoso-conselheiro; ou seja, as orientações que Ele nos dá são totalmente dignas de confiança e extremamente surpreendentes: “Eu é que sei os planos que tenho para vós, planos de paz” (Jr 29:11). O texto também diz que Ele é Deus-forte, é o nosso campeão, que nos ajuda nas fraquezas e limitações, fazendo-nos mais que vencedores: “No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo” (Jo 16:33). É nosso Pai-eterno, não somos órfãos: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros” (Jo 14:18). E ainda promove a paz: “Deixo-vos a minha paz” (Jo 14:27). Graças sejam dadas a Ele eternamente!
É maravilhoso podermos contar com um Deus sempre presente, sempre pronto a nos atender. Que a doce presença do Espírito Santo em nós nos permita enxergar o cuidado do Pai em cada momento do ano que passou, mesmo nos sonhos que não se realizaram ou nas perdas. Ele esteve ao nosso lado! Que tenhamos corações gratos pela graça imerecida, pela família unida refletindo a glória de Cristo, pela igreja em que congregamos, ambiente no qual somos fortalecidos pela palavra e pela comunhão dos irmãos. Rendamos graças pelos pastores que cuidam de nós. Que sejamos gratos também pelo pão que nos alimenta e nunca falta, pela saúde e pela integridade física e espiritual. Agradeçamos também pelos amigos que temos que tornam nossa caminhada mais agradável e sem os quais seria menos divertida.
Como bons cristãos que somos, não devemos esperar que o “espírito do Natal” nos sensibilize para a prática de boas ações. É preciso compartilhar o dom da vida que existe em nós. Enquanto o mundo espera a chegada do Natal para agir beneficamente em favor do próximo, nós temos a oportunidade de nos adiantarmos em propagar a melhor notícia de todos os tempos: Jesus nasceu não somente há dois mil anos, mas em nossos corações desde o dia em que O recebemos como Senhor e Salvador de nossas vidas. Somos portadores do maior milagre: a vida de Deus!
Que os nossos corações transbordem de gratidão a Deus por fazer parte de sua mesa, por Ele nos receber e nos conceder o Seu perdão sempre e ainda pelo privilégio de sermos Seus filhos e filhas.
E em nome da Congregação Metodista em Santana de Parnaíba, quero expressar minha gratidão à nossa igreja-mãe – Itaberaba. Muito obrigado pelo apoio e pelas orações!
É tempo de agradecer.
No amor de Cristo,
Seminarista Edmilson Oliveira