Esta paz que sinto em minh’alma
Não é porque tudo em mim vai bem;
Esta paz que sinto em minh’alma
É porque eu amo ao meu Senhor.
Não olho as circunstâncias,
Não, não, não!
Só olho seu amor, seu grande amor.
Não me guio por vistas,
Alegre estou.
Este gozo que sinto em minh’alma
Não é porque olho ao meu redor;
Este gozo que sinto em minh’alma
É porque eu amo ao meu Senhor.
Ainda que a terra não floresça,
E a vide não dê o seu fruto;
Ainda que os montes se lancem ao mar
E a terra trema, hei de confiar.
O refrão desta antiga canção é inspirado no texto bíblico de 2 Coríntios 5:7, no qual o apóstolo Paulo orienta e desafia a comunidade a pautar sua caminhada não por aquilo que se pode observar e ver – “por vistas”, como diz a canção –, mas pela fé, focando intencionalmente no amor de Deus, que nos sustenta e conforta.
A música nos apresenta algumas situações adversas. Seja na escassez, na tribulação ou na guerra, não podemos desistir de caminhar e de confiar no Senhor. Em vez de olhar para as circunstâncias, devemos olhar para o grande amor de Deus, porque o Seu amor é capaz de lançar fora todo medo (1 Jo 4:8).
Não há quem não passe por lutas. Agora, inclusive, todos, sem nenhuma exceção, estamos enfrentando uma grande luta chamada pandemia. Como a Palavra também nos afirma, “porque ele [o Senhor] faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos” (Mt 5:45), todas as pessoas estão suscetíveis a enfrentar situações adversas, creiam ou não em Deus. A grande diferença é o modo como cada um desses grupos reage.
Ao colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, passamos a confiar em Sua graça e sustentação e a depender exclusivamente do Seu cuidado e amor. Por isso, ainda que tudo à nossa volta esteja desfavorável, conseguimos continuar firmes. O que nossos olhos e percepção são capazes de observar não é uma constatação final de como estamos, pois nossa esperança, confiança e fé estão firmadas no agir de Deus, que, além de estar no controle de todas as coisas, pode reverter quaisquer circunstâncias.
Já quem não caminha com Deus deposita sua confiança nas pessoas ou nas coisas, ambas limitadas e capazes de nos frustrar. Por isso, facilmente perdem a esperança, e é essa desesperança que leva muitos a pensar em desistir de viver. Por isso, não há vida fora do Evangelho. Num mundo conturbado, injusto e pecaminoso, viver sem Deus torna-se uma tarefa impraticável.
Sei que enfrentar essa pandemia não está fácil para nenhum de nós, mas também sei que, se Deus está ao nosso lado, seja o caminho árduo ou tranquilo, Ele nos sustenta e sinaliza que é soberano, estejam as coisas positivas ou negativas, e que o amor que Ele tem por nossas vidas nos fortalece e anula o nosso medo.
Sim, é um milagre sentir paz em meio a uma pandemia. Quando vivemos com Deus, Ele promove em nós uma serenidade e uma confiança sobrenaturais, que nos levam a viver com alegria, de glória em glória e de vitória em vitória, e nos fazem enxergar além das circunstâncias.
Cante a canção, ainda que seja só pela fé. Deus escutará o seu clamor e o(a) sustentará na caminhada!
Do amigo e pastor,
Tiago Valentin