Depois de ressuscitar dos mortos, Jesus “Se apresentou vivo” (At 1:3) às mulheres perto do túmulo (Mt 28:9–10), aos Seus discípulos (Lc 24:36–43) e a mais de 500 outras pessoas (1 Co 15:6). Nos dias que se seguiram à Sua ressurreição, Jesus ensinou os Seus discípulos sobre o reino de Deus (At 1:3).
Quarenta dias depois da ressurreição, Jesus e Seus discípulos foram ao Monte das Oliveiras, perto de Jerusalém. Lá, Ele prometeu que em breve Seus seguidores receberiam o Espírito Santo e os instruiu a permanecerem em Jerusalém até que o Espírito tivesse chegado. Então, enquanto os abençoava, Ele começou a subir ao céu.
A ascensão de Jesus Cristo não garante apenas que a igreja tem um mediador, mas também que o universo tem um senhor e juiz. O salmo 24 se refere a um Cristo como o Rei da Glória, a quem até mesmo os portões do céu se sujeitam. Elevado aos céus em corpo humano, transfigurado pela ressurreição, Jesus é na verdade a antecipação daquilo que também nós podemos e devemos aguardar pela fé.
Na Ascensão de Jesus, não celebramos algo que possivelmente acontecerá conosco, mas algo que efetivamente acontecerá, isto é, terminada a nossa peregrinação terrestre, transfigurado o nosso corpo de humilhação em um corpo de glória (Fp 3:21), seremos elevados às alturas para habitarmos para sempre com o Senhor (1 Ts 4:17).
O que está além dessas verdadeiras dádivas do Pai só pode ser encontrado em Cristo. Ele está no alto, assentado à direita do Pai, e devemos buscar essas coisas: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” (Cl 3:1–2).
Busque a Deus enquanto se pode achá-Lo, arrependa-se dos seus pecados agora mesmo e creia em Cristo como seu senhor e salvador! Eu e você precisamos de Cristo agora e para a eternidade! Ele ressuscitou e subiu aos céus para garantir que um dia eu e você também ressuscitemos e subamos para uma vida perfeita ao lado de Deus para sempre!
Lá não haverá dor, nem morte, nem inimizade, nem mal, e nenhum pecado! O que haverá é plena paz e amor. Jesus voltará para levar aqueles que têm fé n’Ele. Você tem? “Se com a boca você confessar Jesus como Senhor e em seu coração crer que Deus O ressuscitou dentre os mortos, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa para a salvação” (Rm 10:9–10).
Como é bom saber que, junto ao trono do Todo-Poderoso, temos um intercessor e advogado sempre pronto a intervir por nós! E um dia, mais rápido do que supomos, virá o Senhor arrebatar-nos, para que estejamos sempre com Ele nos céus, ao lado do Pai.
Amém!
Pr. Lucas Gomes