O nde quer que andemos pela cidade de S.Paulo deparamo-nos com inúmeros cartazes, faixas e letreiros pendurados nas fachadas das casas e nos postes com a seguinte inscrição: “AGRADEÇO A SANTO EXPEDITO PELA GRAÇA ALCANÇADA”. Fiquei curioso: quem seria esse homem que está resolvendo o problema de tanta gente?
Resolvi procurar na Bíblia para ver se aparecia o seu nome, se ele tinha andado com Cristo ou com Paulo. Quem sabe ele fosse um dos discípulos? Minha busca deu em nada: não aparece Expedito na Bíblia. Fui pesquisar então na História e finalmente achei o homem: ele foi comandante de uma legião romana, converteu-se ao cristianismo e morreu martirizado no ano 303 de nossa era. Diz a história que no momento de sua conversão apareceu um corvo (simbolizando o mal) que lhe falou: “Cráss” que significa “amanhã” em latim. O corvo queria que ele deixasse a conversão para outro dia. Ele não aceitou e esmagou o corvo com o pé direito, afirmando “hodie” (que significa hoje). “Não vou deixar nada para amanhã”. Ficou conhecido, então, como o santo que resolve as coisas com rapidez.
Continuei pesquisando para ver quando foi sua ressurreição, mas não há menção desse fato. Ora, se não ressuscitou como Jesus significa então que ele está no Paraíso, aguardando o Dia do Juízo, junto com o ladrão da cruz, junto com Pedro, Barnabé, Tiago, e todos os mais que morreram em Cristo. Eu até creio que após sua conversão Expedito tenha se tornado um homem bom e justo. Mas agora se encontra impossibilitado de ouvir e atender as preces de quem quer que seja, pois onde está não há possibilidade de contato.
Outro dia recebi um e‑mail ensinando-me a pedir as coisas para ele. Ao final dizia para remeter a mesma mensagem para mais 15 pessoas e não quebrar a corrente. Como eu acho que quem já morreu merece descanso, ao invés de mandar aquela mensagem invocando o nome do santo, eu escrevi uma outra que passei adiante e dizia assim:
AGRADEÇO A JESUS PELA GRAÇA ALCANÇADA, POIS…
…é Jesus que atende às causas impossíveis (“Porque sem Mim, nada podeis fazer — João 15.5);
…é Jesus que se alegra quando pedimos as coisas apenas em Seu Nome (“E tudo o que pedirdes em meu Nome, eu o farei” — João 14.13)
…é Jesus o único “intermediário” entre Deus e os homens (“Porque há um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus — 1Timóteo 1.5)
…é Jesus o único com poder para interceder por nós (“Cristo Jesus está à direita de Deus e intercede por nós” — Romanos 8.34)
…é a Jesus quem Maria recorreu quando acabou o vinho na festa de casamento e disse: “façam tudo o que Ele vos disser” — João 2.5
Se a Bíblia é tão clara para nos ensinar que não há em nenhum outro nome no céu ou na Terra que devemos pedir, porque será então que insistem tanto em colocar outros nomes?
Pr. Daniel Rocha