Depois de um exercício que fiz na academia, comecei a sentir dores em minha coluna. Até para respirar doía. A coluna vertebral forma o eixo de sustentação do nosso corpo. É um suporte para manter nosso tronco numa postura ereta. Ela possibilita agilidade e movimentos, atua protegendo órgãos e vísceras e promove a absorção e dissipação de choques mecânicos.
Os exercícios que faço são para tornar mais fortes e resistentes os músculos que circundam a coluna, protegendo‑a de qualquer trauma. Pelo canal vertebral, bem no meio da coluna, passa a medula espinhal, que precisa de total proteção.
Simbolicamente, para o povo egípcio, ganhar a ressurreição dependia de se preservar intacta a coluna vertebral. Era esse o principal objetivo da mumificação dos corpos.
Um dos primeiros estudiosos e artistas a desenhar com perfeição a coluna vertebral humana foi o grande Leonardo da Vinci. Ele foi o primeiro a mostrá-la com todas as suas 33 vértebras. Outra menção à coluna vertebral foi feita pelo poeta e dramaturgo francês Victor Hugo, ao descrever seu personagem Quasímodo no romance O Corcunda de Notre-Dame.
Em 2 Timóteo 2:13, o apóstolo Paulo diz: “Se somos fiéis, Ele [Cristo] permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo”. Essa é a nossa verdadeira coluna, a nossa âncora. Muitas vezes choramos e nos decepcionamos, mas a coluna (Jesus) está lá, firme, protegendo, guardando nossa vida e nos trazendo o suporte necessário.
A cada manhã, as misericórdias do Senhor são renovadas, porque Ele permanece fiel (Lm 3:22–23). Essa coluna nunca se desgasta, não se corrói e jamais se quebra.
Diz o Senhor Deus em Apocalipse 1:8: “Eu sou o Alfa e o Ômega, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”.
Numa queda, num acidente ou mesmo em razão do desgaste natural causado pelos anos, nossa coluna pode sofrer danos. Mas a coluna eterna – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo – estará sempre lá, firme em toda e qualquer situação, até o último dia… Até o nosso dia final!
Aleluia!!!
Por Adriana Feitosa,
membro da Igreja Metodista em Itaberaba