Viva sem culpa!

Umas das coi­sas mais tris­tes e dano­sas para nos­sa vida é o sen­ti­men­to de cul­pa. Revi­si­tar com­pul­si­va­men­te uma situ­a­ção que cau­sou tris­te­za a nós e a outras pes­so­as é do que se tra­ta a cul­pa, um sen­ti­men­to que gera dor contínua.

É cer­to que todos nós, vez ou outra, somos pro­mo­to­res da nos­sa pró­pria tris­te­za ou da de outros por con­ta de nos­sas ati­tu­des. Sim, mui­tas vezes somos cul­pa­dos. O pro­ble­ma da cul­pa é que por si só ela não nos leva a nenhum outro lugar que não seja o da dor, tris­te­za e auto­co­mi­se­ra­ção, poden­do resul­tar inclu­si­ve numa pato­lo­gia psíquica.

Todos nós somos cul­pa­dos; a cul­pa está em nós des­de o Éden. Nas pala­vras do rei Davi, somos gera­dos no peca­do. O incô­mo­do que a cul­pa gera em nos­so ser natu­ral­men­te nos impul­si­o­na a bus­car mudan­ça, leva-nos a dese­jar uma con­di­ção que nos livre da dor. Con­tu­do, somos com­ple­ta­men­te inca­pa­zes de nos livrar da cul­pa, a não ser pelo per­dão que está em Cris­to, nos­so Salvador.

Assim, é per­fei­ta­men­te pos­sí­vel viver­mos sem cul­pa ou, como se diz no jar­gão popu­lar, viver sem ficar remo­en­do a cul­pa. Quem se cul­pa o faz por­que ain­da não se ren­deu a Jesus ou esco­lheu volun­ta­ri­a­men­te não se ren­der. Se a cul­pa tem o poder de nos apri­si­o­nar, Jesus é o úni­co que pode nos liber­tar. Aliás, essa é a sua obra: liber­tar-nos de toda cul­pa, toda dor, toda pri­são da men­te, da alma e do espírito.

Quem toma conhe­ci­men­to da gra­ça de Deus, por meio de Seu Filho, que­bran­ta-se, arre­pen­de-se, con­fes­sa e é per­do­a­do; e assim já não há mais nenhu­ma con­de­na­ção, nenhu­ma cul­pa sobre aque­les que estão em Cris­to Jesus. Mas há quem esco­lha, cons­ci­en­te ou incons­ci­en­te­men­te, não des­fru­tar da liber­ta­ção que está em Jesus. Quem assim o faz tem medo de ser livre e de des­fru­tar do melhor des­ta vida. Pes­so­as pre­sas pela cul­pa se tor­nam víti­mas de si mes­mas. Enquan­to esti­ve­rem pre­sas, garan­tem que serão adu­la­das, baju­la­das, mima­das, car­re­ga­das e super­pro­te­gi­das; ou seja, esco­lhem adoecer.

Livre-se hoje da cul­pa. A úni­ca for­ma de fazer isso é acei­tar de gra­ça e pela gra­ça o per­dão de Jesus. Uma vez per­do­a­dos, pode­mos nos per­do­ar, pedir per­dão e libe­rar per­dão. O per­dão anu­la a cul­pa e nos livra para viver­mos a von­ta­de de Deus. Sim, somos cul­pa­dos e inca­pa­zes de nos livrar­mos des­sa cul­pa. Por isso, temos de nos ren­der a Jesus todos os dias da nos­sa exis­tên­cia, para que Ele alcan­ce a tota­li­da­de do nos­so ser e nos livre da cul­pa e do pecado.

Seja liber­to e viva livre!

Pr Tiago Valentim

Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.