Seja um próximo hoje mesmo!

Então Jesus per­gun­tou: ‘Qual des­tes três lhe pare­ce ter sido o pró­xi­mo do homem que caiu nas mãos dos ladrões?’. O intér­pre­te da Lei res­pon­deu: ‘O que usou de mise­ri­cór­dia para com ele’. Então Jesus lhe dis­se: ‘Vá e faça o mes­mo’” (Lucas 10:36–37).

O Bom Sama­ri­ta­no (Moder­no)”, por Liz Lemon Swin­dle (2011)

O ver­sí­cu­lo que abre esta pas­to­ral é o tre­cho final do tex­to que conhe­ce­mos como a “Pará­bo­la do Bom Sama­ri­ta­no” nar­ra­da por Jesus e regis­tra­da no capí­tu­lo 10, ver­sí­cu­los de 25 a 37, do Evan­ge­lho de Lucas. Toda essa nar­ra­ti­va de Jesus se desen­vol­ve com base num ques­ti­o­na­men­to tra­zi­do por um intér­pre­te da lei judai­ca, que pri­mei­ra­men­te per­gun­ta o que fazer para her­dar a vida eter­na, que­ren­do com isso tes­tar Jesus e Seu conhe­ci­men­to sobre a inter­pre­ta­ção das Escrituras.

A nar­ra­ti­va de Lucas mos­tra que Jesus não res­pon­deu dire­ta­men­te ao ques­ti­o­na­men­to, mas o fez com outra per­gun­ta àque­le intér­pre­te da Lei sobre o que esta­va escri­to na Lei e como ele mes­mo a enten­dia. Pela res­pos­ta do homem sobre amar o Senhor, seu Deus, de todo o seu cora­ção, de toda a sua alma, com todas as suas for­ças e todo o seu enten­di­men­to, e amar o seu pró­xi­mo como a si mes­mo, Jesus afir­mou que a res­pos­ta esta­va cor­re­ta e que o homem deve­ria cum­prir o que esta­va escri­to. No entan­to, ain­da na sua inten­ção de tes­tar Jesus, o homem per­gun­tou: “Quem é o meu pró­xi­mo?”.

Jesus ini­ci­ou então uma pará­bo­la, uma his­tó­ria para ilus­trar e tra­zer com­pre­en­são prá­ti­ca da inter­pre­ta­ção da lei de Deus para as pes­so­as que esta­vam ouvin­do aque­le deba­te. Jesus, porém, não uti­li­zou um per­so­na­gem qual­quer em Sua his­tó­ria; Ele fez uso de per­so­na­gens de impor­tân­cia e rele­vân­cia para aque­las pes­so­as e para o con­tex­to em que viviam.

Con­tu­do, é neces­sá­rio obser­var­mos que, ao uti­li­zar a figu­ra de um sacer­do­te, de um levi­ta e de um sama­ri­ta­no em vez de três homens comuns pas­san­do pelo local, como, por exem­plo, um mer­ca­dor, um pes­ca­dor e um pas­tor de ove­lhas, ou um roma­no, um publi­ca­no e um comer­ci­an­te, Jesus não pre­ten­dia ape­nas res­pon­der à per­gun­ta “Quem é o meu pró­xi­mo?”. Sua inten­ção pri­má­ria era demons­trar que, em vez de inda­gar­mos quem seria o nos­so pró­xi­mo, deve­ría­mos nos pre­o­cu­par em como nos tor­nar­mos o pró­xi­mo do outro. E por isso Jesus, após con­cluir Sua pará­bo­la, per­gun­tou àque­le homem: “Qual des­tes três lhe pare­ce ter sido o pró­xi­mo do homem que caiu nas mãos dos ladrões?”.

Ade­mais, a esco­lha dos per­so­na­gens por Jesus tam­bém impôs uma crí­ti­ca à reli­gi­o­si­da­de vivi­da em Seu tem­po e cri­ou uma inver­são de valo­res ao pro­mo­ver o sama­ri­ta­no em Sua pará­bo­la, pois os judeus tinham gran­de ani­mo­si­da­de para com os sama­ri­ta­nos. E a crí­ti­ca de Jesus está jus­ta­men­te na pos­tu­ra do sacer­do­te e do levi­ta, figu­ras dire­ta­men­te liga­das ao tem­plo judai­co e ao ser­vi­ço a Deus. Ou seja, figu­ras rele­van­tes e impor­tan­tes que bus­ca­vam inter­pre­tar a Lei e viver rigo­ro­sa­men­te de acor­do com essa interpretação.

Ao dei­xar de res­pon­der dire­ta­men­te ao intér­pre­te da Lei e per­gun­tar nova­men­te a sua com­pre­en­são sobre a his­tó­ria, Jesus fez com que aque­le homem, que bus­ca­va cri­ar uma arma­di­lha para Ele, res­pon­des­se de for­ma audí­vel, coe­ren­te e públi­ca que o sacer­do­te e o levi­ta dei­xa­ram de cum­prir os man­da­men­tos de Deus ao não acu­di­rem aque­le homem gra­ve­men­te feri­do, reco­nhe­cen­do, indi­re­ta­men­te, que nenhum dos dois pode­ria her­dar a vida eter­na. Por outro lado, o sama­ri­ta­no, odi­a­do pelos judeus e con­si­de­ra­do impu­ro, usou de mise­ri­cór­dia, tor­nan­do-se o pró­xi­mo do homem feri­do e deven­do por isso her­dar a vida eter­na. Como se isso não bas­tas­se, Jesus con­vi­dou aque­le intér­pre­te da Lei a seguir o exem­plo não do sacer­do­te nem do levi­ta, mas do seu adver­sá­rio, o samaritano.

Nes­sa pará­bo­la, Jesus nos ensi­na que nos­sas prá­ti­cas de fé e reli­gião, assim como nos­sa inter­pre­ta­ção sobre as Escri­tu­ras, podem estar cor­rom­pi­das pelo nos­so orgu­lho, pela nos­sa insen­si­bi­li­da­de, e mas­ca­ra­das por uma reli­gi­o­si­da­de apa­ren­te­men­te pura e legí­ti­ma, mas sem qual­quer amor ou rele­vân­cia para o rei­no de Deus. Quan­do olha­mos os outros de cima da nos­sa apa­ren­te san­ti­da­de e os jul­ga­mos como peca­do­res indig­nos de nos­so abra­ço, cui­da­do e amor, esta­mos agin­do como aque­le sacer­do­te. Quan­do nos ocu­pa­mos em ser­vir a Deus ape­nas para cri­ar em nós a sen­sa­ção de dever cum­pri­do ou para mos­trar aos outros o que esta­mos fazen­do, nós nos pren­de­mos a um ser­vi­ço fútil e inú­til para o rei­no de Deus, assim como o levi­ta da pará­bo­la, que tam­bém igno­rou o sofri­men­to do homem.

O fato é que Jesus nos con­vi­da a rom­per as bar­rei­ras da nos­sa com­pre­en­são, do nos­so ego e de nos­sas más­ca­ras reli­gi­o­sas. Ele nos con­vi­da a agir com mise­ri­cór­dia, amor, com­pai­xão, e, prin­ci­pal­men­te, a não per­gun­tar onde está o nos­so pró­xi­mo, mas a res­pon­der ati­va­men­te, pro­cu­ran­do nos tor­nar o pró­xi­mo de todas as pes­so­as que pre­ci­sam de aju­da, ofe­re­cen­do a elas tudo o que temos, em todos os ambi­en­tes e luga­res pos­sí­veis e das for­mas mais vari­a­das que puder­mos, a fim de exer­cer­mos, em cada uma des­sas opor­tu­ni­da­des, a bus­ca por nos­sa san­ti­da­de inte­gral, pes­so­al e soci­al, como Seus dis­cí­pu­los e dis­cí­pu­las em nos­so tempo.

Deus nos aben­çoe e nos for­ta­le­ça para Sua missão!

Semi­na­ris­ta Pau­lo Rober­to L. Almei­da Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.