Evangecumba

Evan­ge­cum­ba é quan­do se pre­ga um “deus” fal­si­fi­ca­do que tem pro­fun­do inte­res­se pelo dinhei­ro e pelos sacri­fí­ci­os das pes­so­as que oram para ele.

Evan­ge­cum­ba é quan­do esse “deus” pro­me­te mila­gres, des­de que os fiéis cum­pram cer­tos ritu­ais, com­prem pro­du­tos mági­cos e par­ti­ci­pem de correntes.

Evan­ge­cum­ba é quan­do se ven­de para o cli­en­te um “paco­te” de pros­pe­ri­da­de + saú­de + gló­ri­as huma­nas, e nada se fala de san­ti­da­de, de aban­do­no de peca­dos, de sal­va­ção, de fru­ti­fi­car no Espí­ri­to, de ser­vi­ço cris­tão, de cruz ou de inti­mi­da­de com Deus.

Evan­ge­cum­ba é quan­do o “deus” pre­ga­do não é o Deus de Abraão, Isa­ac e Jacó, mas é um deus ganan­ci­o­so, lou­co por ouro e pra­ta, e se pare­ce com aque­las máqui­nas que só fun­ci­o­nam quan­do se intro­duz moedas.

Evan­ge­cum­ba é quan­do as pes­so­as não bus­cam a ori­en­ta­ção na Bíblia, não lêem a Bíblia, não conhe­cem a Pala­vra, e quan­do a pos­su­em, ela é como um “amu­le­to” que pro­te­ge quem dei­xá-la aber­ta numa deter­mi­na­da página.

Evan­ge­cum­ba é quan­do esse “deus” não é o Deus Todo Pode­ro­so, mas é um ser­vo que obe­de­ce as ordens e capri­chos dos pas­to­res que man­dam nele, é um deus que faz acep­ção de pes­so­as, pois só aten­de quem dá dinhei­ro a “ele” e só se mani­fes­ta nos locais e nos horá­ri­os defi­ni­dos para as reuniões.

Evan­ge­cum­ba é quan­do o povo colo­ca sua cren­ça em obje­tos, em ges­tos, em man­tras, em pala­vras de homens, em magi­as, em vãs repe­ti­ções, ou seja, tudo aqui­lo que Jesus con­de­nou das cren­ças pagãs.

Evan­ge­cum­ba é quan­do pas­sou “da gra­ça de Cris­to para outro evan­ge­lho” (Gl 1.6). E Pau­lo já adver­tia que ain­da que um anjo vies­se do céu e pre­gas­se um evan­ge­lho que fos­se além do que ele pre­gou fos­se con­si­de­ra­do aná­te­ma (mal­di­to).

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.