Tipos inesquecíveis que encontramos nas igrejas

Assim como numa famí­lia cada filho tem uma manei­ra de ser, na Igre­ja de Cris­to não pode­ria ser dife­ren­te. De uma for­ma bem-humo­ra­da apre­sen­ta­mos abai­xo os tipos ines­que­cí­veis que podem ser encon­tra­dos em qual­quer igre­ja evangélica:

1) O cren­te FREEZER: Ele é sem­pre frio e impas­sí­vel. O cul­to foi mara­vi­lho­so, o coral can­tou como os anjos, a gló­ria de Deus foi mani­fes­ta, mui­ta emo­ção… mas ele con­ti­nu­ou lá, fir­me: não moveu um mús­cu­lo, não “viu” nada, não “sen­tiu” nada, não se abriu ao amor, à Graça…

Pas­sa­gem bíbli­ca pre­fe­ri­da: “Nós vos toca­mos flau­ta, e não dan­ças­tes; ento­a­mos lamen­ta­ções e não cho­ras­tes” (Lc 7.32)

2) O cren­te QUIABO: esse é difí­cil de “pegar”, escor­re­ga sem­pre. Ele nun­ca pode ir a um tra­ba­lho espe­ci­al da igre­ja, ele nun­ca pode assu­mir nenhum car­go ou res­pon­sa­bi­li­da­de… E tem sem­pre uma “des­cul­pa” pron­ta para dar a quem lhe questionar.

Pas­sa­gem bíbli­ca pre­fe­ri­da: a de Jonas sen­do cha­ma­do por Deus para ir a Níni­ve, mas pega um navio em dire­ção contrária.

3) O cren­te LACRIMOSO: ele nun­ca está bem, pois na sua visão tem sem­pre algu­ma coi­sa erra­da em sua vida e, pra ele, sem­pre há uma ben­ção “fal­tan­do” acon­te­cer para sen­tir-se satis­fei­to. Na ver­da­de, Deus está dan­do mas ele não está ven­do. No fun­do, ele pen­sa assim: “Deus não se impor­ta comigo”.

Pas­sa­gem bíbli­ca pre­fe­ri­da: “Até quan­do, Senhor, esque­cer-te-ás de mim para sem­pre?” (Sl 13.1)

4) O cren­te EXPLOSIVO: Cui­da­do! Não mexa com ele, pois ele tem o pavio cur­to e está sem­pre pres­tes a “explo­dir”, e você pode ser a gota d´àgua.

Pas­sa­gem bíbli­ca pre­fe­ri­da: quan­do João pede a Jesus para des­cer fogo do céu e con­su­mir os sama­ri­ta­nos (Lc 9.54).

5) O cren­te NÃO-MUDO-NUNCA: você pode mos­trar na Bíblia, falar que não é da for­ma que ele pen­sa, mas não tem con­ver­sa: ele já tem a visão dele, pois foi assim que apren­deu, e não adi­an­ta insis­tir pois ele afir­ma que não vai mudar de opinião!

Pas­sa­gem bíbli­ca pre­fe­ri­da: todas as de Pedro antes da conversão.

6) O cren­te MANHOSO: temos de ter cui­da­do ao falar com ele. Uma pala­vra “mal colo­ca­da” e… nun­ca mais o vemos. Ele é mui­to sen­sí­vel e qua­se tudo o desa­gra­da. É difí­cil aos irmãos e ao pas­tor faze-lo satisfeito.

Pas­sa­gem bíbli­ca pre­fe­ri­da: quan­do os dis­cí­pu­los recla­mam das pala­vras de Jesus: “Duro é esse dis­cur­so, quem o pode ouvir?”

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.