Cadê meu convite?

Então dis­se aos ser­vos: ‘As bodas, na ver­da­de, estão pre­pa­ra­das, mas os con­vi­da­dos não eram dig­nos. Ide, pois, às saí­das dos cami­nhos, e con­vi­dai para as bodas a todos os que encon­trar­des’. E os ser­vos, sain­do pelos cami­nhos, ajun­ta­ram todos quan­tos encon­tra­ram, tan­to maus como bons; e a fes­ta nup­ci­al foi cheia de con­vi­da­dos” (Mateus 22:8–10).

A Pará­bo­la do Con­vi­da­do Indig­no do Casamento”,obra atri­buí­da a Simon Kick (c. 1644)

A pará­bo­la dos con­vi­da­dos para o ban­que­te de casa­men­to, con­ta­da por Jesus em Mateus 22:1–14, ser­ve como uma fas­ci­nan­te jane­la para enten­der o rei­no dos céus e o cora­ção de Deus. Nes­ta his­tó­ria, há um rei que pre­pa­ra uma fes­ta para o casa­men­to de seu filho e envia por duas vezes ser­vos para bus­car os con­vi­da­dos. Sur­pre­en­den­te­men­te, os con­vi­da­dos ini­ci­ais recu­sam o con­vi­te e alguns deles che­gam ao extre­mo de mal­tra­tar e até matar os men­sa­gei­ros. Ao pre­sen­ci­ar tal rejei­ção, o rei deci­de então abrir as por­tas do ban­que­te para todos, inde­pen­den­te­men­te de sua con­di­ção soci­al ou moral. Ao envi­ar pela ter­cei­ra vez os ser­vos, estes são ins­truí­dos a con­vi­dar todas as pes­so­as que encon­tra­rem, tan­to os con­si­de­ra­dos “bons” quan­to os tidos como “maus”.

Este tex­to com­põe uma sequên­cia de pará­bo­las con­ta­das por Jesus sobre a insis­ten­te recu­sa de Isra­el em reco­nhe­cê-Lo como Mes­si­as. A pri­mei­ra par­te da his­tó­ria nos reve­la uma men­sa­gem pro­fun­da sobre a uni­ver­sa­li­da­de do amor de Deus e da ofer­ta de sal­va­ção. Tor­na-se uma repre­sen­ta­ção de que o con­vi­te para par­ti­ci­par do rei­no dos céus é esten­di­do a todas as pes­so­as, sem nenhu­ma exce­ção, ten­do em vis­ta que a fes­ta pre­ci­sa­va acon­te­cer e os indi­ví­du­os ini­ci­al­men­te con­vi­da­dos sequer deram impor­tân­cia ao con­vi­te, a quem os con­vi­dou e, prin­ci­pal­men­te, à pró­pria oca­sião, reto­man­do suas ati­vi­da­des coti­di­a­nas e mal­tra­tan­do aque­les que por­ta­vam a men­sa­gem do rei.

A aná­li­se teo­ló­gi­ca ini­ci­al que alguns fazem des­ta recu­sa é que o ser­vo mal­tra­ta­do e mor­to seria o pró­prio Jesus, numa alu­são à rejei­ção que Ele sofreu dos líde­res reli­gi­o­sos e do povo judeu de Sua épo­ca, o que O levou à cru­ci­fi­ca­ção. Con­tu­do, na minha per­cep­ção ini­ci­al, ao me con­fron­tar com esse tex­to, enxer­go no papel dos ser­vos nes­sa his­tó­ria de Jesus um pre­nún­cio daqui­lo que seria a Igre­ja, mal­tra­ta­da, rejei­ta­da, per­se­gui­da e men­sa­gei­ra do con­vi­te da boa nova de Jesus Cris­to, que, nes­ta lei­tu­ra, é repre­sen­ta­do pelo noi­vo, filho do rei.

Ao recu­sar o con­vi­te, os con­vi­da­dos ini­ci­ais não ape­nas rejei­tam a cerimô­nia ou o ban­que­te como tam­bém recu­sam o pró­prio noi­vo, além de insul­ta­rem pes­so­al­men­te o rei que os governa.

Quan­do obser­va­mos sob essa pers­pec­ti­va, vemos um rei, pai, orgu­lho­so dos fei­tos e das esco­lhas do seu filho; alguém que não mediu esfor­ços para rea­li­zar uma gran­de fes­ta, mas que não con­se­gui­ria cele­brar a oca­sião ape­nas com seu filho e seus ser­vos. Por isso há uma inqui­e­ta­ção quan­do da pri­mei­ra recu­sa dos con­vi­da­dos em com­pa­re­cer, e tam­bém uma insis­tên­cia quan­do o rei reen­via o con­vi­te às mes­mas pessoas.

Nos­so Deus é rela­ci­o­nal. Ape­sar de toda a Sua gló­ria e majes­ta­de, Ele não dese­ja uma fes­ta soli­tá­ria e vazia. Con­tu­do, o tex­to tam­bém vai nos dizer que um dos con­vi­da­dos, que se jun­tou à fes­ta sem a ves­ti­men­ta apro­pri­a­da, é con­fron­ta­do pelo pró­prio rei, o que sig­ni­fi­ca que esse mes­mo rei que esten­de o con­vi­te indis­cri­mi­na­da­men­te a todas as pes­so­as, sejam boas ou más, exi­ge que todos pas­sem pelo seu mes­tre de cerimô­ni­as e rece­bam ves­tes ade­qua­das para aque­la oca­sião. A ves­te de casa­men­to sim­bo­li­za a trans­for­ma­ção e a pre­pa­ra­ção neces­sá­ria para ver­da­dei­ra­men­te acei­tar e viver o cha­ma­do de Deus. Ou seja, não bas­ta ape­nas aten­der ao cha­ma­do; é neces­sá­ria uma mudan­ça genuí­na para a ocasião.

Tal­vez aque­le homem fos­se um dos con­vi­da­dos que igno­ra­ram os pri­mei­ros con­vi­tes e, ven­do que pes­so­as infe­ri­o­res a ele tam­bém foram alcan­ça­das pelo con­vi­te, fez ques­tão de com­pa­re­cer. Uma pes­soa que igno­ra o pro­to­co­lo de ves­ti­men­ta e per­ma­ne­ce naque­le ambi­en­te comum até ser con­vi­da­do a se reti­rar cer­ta­men­te tem seu ego car­re­ga­do de pre­po­tên­cia e deso­be­di­ên­cia. A men­sa­gem aqui é obje­ti­va: o rei­no dos céus é um dom, mas tam­bém exi­ge uma res­pos­ta ade­qua­da daque­les que dese­jam fazer par­te dele, sejam pes­so­as boas ou más. Con­tu­do, igno­rar ou rejei­tar as con­di­ções que Deus nos impõe pode ter impli­ca­ções eternas.

Assim, a pará­bo­la do ban­que­te, ou das bodas, nos con­vi­da a uma pro­fun­da refle­xão sobre nos­sa rela­ção com Deus e nos­sa res­pos­ta ao Seu amor. Por outro lado, ao ana­li­sar­mos de for­ma mui­to obje­ti­va o papel dos ser­vos nes­ta his­tó­ria, enxer­ga­mos a bele­za do ser­vi­ço, pois, sem a pre­pa­ra­ção do ambi­en­te, do ali­men­to e prin­ci­pal­men­te do con­vi­te que foi entre­gue, ini­ci­al­men­te de for­ma res­tri­ta e depois de for­ma ampla, não have­ria fes­ta, mas ape­nas um jan­tar da famí­lia real. Esses ser­vos foram obe­di­en­tes e dedi­ca­dos em cada deta­lhe. Con­ce­de­ram seu tem­po e não medi­ram esfor­ços para entre­gar os con­vi­tes. Alguns deles per­de­ram a pró­pria vida por esse gran­de even­to; outros vol­ta­ram tris­tes, ofen­di­dos; outros ain­da foram feri­dos e até mor­tos, tudo pelo seu rei, pelo seu prín­ci­pe e por essa fes­ta tão importante.

Que­ri­dos irmãos e irmãs, não se enga­nem, não fiquem aguar­dan­do seu con­vi­te che­gar e façam par­te des­sa equi­pe dedi­ca­da, que entre­ga tudo, inclu­si­ve a pró­pria vida, para que todas as pes­so­as pos­sam se ache­gar a essa fes­ta que esta­mos pre­pa­ran­do para o nos­so Rei e para Seu Filho.

Não sere­mos nós que ire­mos con­ven­cer as pes­so­as sobre o cha­ma­do de Deus, mas o Espí­ri­to San­to e a pre­sen­ça do pró­prio Noi­vo nes­sa fes­ta. Nós faze­mos par­te de toda essa estru­tu­ra e por isso deve­mos ser obe­di­en­tes às ordens de Deus e con­vi­dar a todos e todas, sejam bons ou maus, pois é o pró­prio Sobe­ra­no quem deve fazer o jul­ga­men­to de quem está ou não ves­ti­do de for­ma apropriada.

Que pos­sa­mos ser­vir com a ale­gria e a dedi­ca­ção des­ses ser­vos, os quais pude­ram pro­por­ci­o­nar ao seu rei uma fes­ta com um ambi­en­te bem pre­pa­ra­do, mui­ta comi­da e mui­tos convidados.

Esta pala­vra de hoje nos desa­fia não ape­nas a ouvir, mas a res­pon­der ati­va­men­te ao cha­ma­do divi­no, reco­nhe­cen­do a gene­ro­si­da­de de Deus, bus­can­do viver de acor­do com Seus padrões e, prin­ci­pal­men­te, servindo‑O. Qual­quer tare­fa ou ati­vi­da­de que venha­mos a desen­vol­ver no coti­di­a­no de nos­sas comu­ni­da­des deve alcan­çar pri­o­ri­ta­ri­a­men­te seu pro­pó­si­to evan­ge­lís­ti­co ou de comu­nhão, para que pos­sa­mos per­ce­ber e aco­lher aque­les que estão à nos­sa vol­ta e são con­vi­da­dos de hon­ra para esta gran­de fes­ta. Tenha­mos pra­zer em ser­vir, pois vocês e eu já faze­mos par­te da festa.

Que Deus nos aben­çoe e nos for­ta­le­ça para Sua missão!

Semi­na­ris­ta Pau­lo Rober­to L. Almei­da Junior

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