Ainda dá tempo

Não sei quan­tos sabem, mas o mês de agos­to tem a fama de ser um mês demo­ra­do para pas­sar. No entan­to, pas­mem, já esta­mos no fim de setem­bro! Dizem que em ano de Copa do Mun­do e elei­ções o tem­po pas­sa mais rápi­do, mas é cla­ro que nem agos­to é mais demo­ra­do do que os outros meses nem anos com acon­te­ci­men­tos de gran­de por­te pas­sam mais rápi­do. Segun­do algu­mas teo­ri­as cien­tí­fi­cas, o dia, de fato, não tem mais 24 horas, embo­ra con­si­de­re­mos como se ain­da tivesse.

Pois bem, seja por pro­va cien­tí­fi­ca ou mera impres­são, per­ce­be­mos que as coi­sas estão acon­te­cen­do numa velo­ci­da­de dife­ren­te. Mas será que esta­mos con­se­guin­do acom­pa­nhar? Casos de ansi­e­da­de, pes­so­as sur­tan­do e per­den­do o con­tro­le de suas emo­ções, são cada vez mais comuns. Tal­vez você mes­mo já tenha sido aco­me­ti­do por um qua­dro de stress altís­si­mo por não ter entre­ga­do um rela­tó­rio ou não ter cum­pri­do uma meta. Sim, a pres­são é gran­de. Esta­mos vive­mos em um mun­do frenético.

Jesus, côns­cio da natu­re­za huma­na, decla­ra aos Seus ouvin­tes no Ser­mão da Mon­ta­nha, regis­tra­do no Evan­ge­lho de Mateus, que eles não deve­ri­am ficar ansi­o­sos por nada que esti­ves­se por vir, basi­ca­men­te por­que quem cui­da de nós, em todos os deta­lhes, é Deus. Ain­da que sai­ba­mos que ser­vi­mos a Jeo­vá Jiré (Deus Pro­ve­dor), nos­sa natu­re­za limi­ta­da e peca­mi­no­sa faz de nós seres ansi­o­sos e, con­se­quen­te­men­te, descrentes.

O tem­po ou os efei­tos que ele pode nos cau­sar são tema de des­ta­que na Pala­vra de Deus. Até mes­mo o Cri­a­dor é asso­ci­a­do a uma cate­go­ria tem­po­ral; dize­mos que Deus é Eter­no. E o pró­prio Jesus falou sobre o peri­go de ser­mos con­su­mi­dos pela pres­são do tem­po. Antes de Sua ascen­são, os dis­cí­pu­los Lhe per­gun­ta­ram quan­do o rei­no de Isra­el seria res­tau­ra­do (At 1). A res­pos­ta de Jesus foi clara:”Não vos com­pe­te conhe­cer tem­pos ou épo­cas que o Pai reser­vou pela sua exclu­si­va autoridade”.

Mas, cer­ta­men­te, o regis­tro bíbli­co mais lite­ral está em Ecle­si­as­tes 3:”Tudo tem o seu tem­po deter­mi­na­do, e há tem­po para todo o pro­pó­si­to debai­xo do céu. Há tem­po de nas­cer, e tem­po de mor­rer; tem­po de plan­tar, e tem­po de arran­car o que se plan­tou; tem­po de matar, e tem­po de curar; tem­po de der­ru­bar, e tem­po de edi­fi­car; tem­po de cho­rar, e tem­po de rir; tem­po de pran­te­ar, e tem­po de dan­çar; tem­po de espa­lhar pedras, e tem­po de ajun­tar pedras; tem­po de abra­çar, e tem­po de afas­tar-se de abra­çar; tem­po de bus­car, e tem­po de per­der; tem­po de guar­dar, e tem­po de lan­çar fora; tem­po de ras­gar, e tem­po de coser; tem­po de estar cala­do, e tem­po de falar; tem­po de amar, e tem­po de odi­ar; tem­po de guer­ra, e tem­po de paz”.

Segun­do o autor de Ecle­si­as­tes, há um tem­po deter­mi­na­do por Deus para todas as coi­sas e elas acon­te­cem em con­for­mi­da­de com Seu pro­pó­si­to. Por isso, eu afir­mo: ain­da dá tempo!

Tal­vez você tenha ini­ci­a­do 2018 com uma série de idei­as, metas e sonhos a serem rea­li­za­dos duran­te o ano, mas, ao se apro­xi­mar o fim dele, você pode estar se perguntando:”Será que ain­da vale a pena ten­tar cum­prir minhas metas? Será que ain­da dá tem­po?”. Caso seja o tem­po do cum­pri­men­to do pro­pó­si­to de Deus em sua vida, sim, ain­da dá tem­po. Tal­vez o que este­ja fal­tan­do da sua par­te é um pas­so de cora­gem, de fé. Não desis­ta, não per­mi­ta que as pres­sões da vida tirem sua capa­ci­da­de de enxer­gar além das cir­cuns­tân­ci­as. Sim, já esta­mos no fim de setem­bro, mas lem­bre-se: ain­da dá tempo!

Do ami­go e pastor,

Pr Tiago Valentim

Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.