A graça de uma vida mínima

“O pão nos­so de cada dia dá-nos hoje” (Mt 6:11)

Recen­te­men­te li uma repor­ta­gem na revis­ta Supe­rin­te­res­san­te que me fez refle­tir sobre as minhas reais neces­si­da­des na vida. Graham Hill, um bem-suce­di­do homem de negó­ci­os de pou­co mais de 20 anos de ida­de, era dono da Sitewerks, uma empre­sa de con­sul­to­ria de inter­net. Em 1998, ele deci­diu ven­der a empre­sa, tor­nan­do-se, de repen­te, um homem mui­to rico. E come­çou a inves­tir seu dinhei­ro numa vida luxu­o­sa e cheia de gla­mour. Com­prou uma casa de 440 metros qua­dra­dos, rou­pas, car­ros e tudo o mais que o dinhei­ro podia lhe ofe­re­cer. Entre­tan­to, per­ce­beu que tudo isso não era sufi­ci­en­te para fazê-lo feliz. Foi quan­do ele se apai­xo­nou. Era uma lin­da moça, des­pren­di­da de tudo e dese­jo­sa de conhe­cer o mun­do. Foi essa jovem que levou Hill a conhe­cer outras cul­tu­ras e a viver por mais de dois anos ape­nas com uma mochi­la nas costas.

Essa expe­ri­ên­cia fez com que Hill mudas­se radi­cal­men­te a sua vida, dan­do iní­cio a um pro­je­to que ele cha­mou de Life Edi­ted (Vida Edi­ta­da). Mudou-se para um apar­ta­men­to con­for­tá­vel, mas de ape­nas 40 metros qua­dra­dos, e pas­sou a ter e adqui­rir somen­te aqui­lo de que real­men­te precisava.

Esse bre­ve rela­to me fez per­ce­ber que Hill teve uma expe­ri­ên­cia com a gra­ça mara­vi­lho­sa de Deus, que nos liber­ta de todo e qual­quer tipo de pri­são. Ele pôde ver em outros povos e tam­bém em sua pró­pria vida o que a Pala­vra nos ensi­na: que Deus não nos dei­xa sem o pão de cada dia e que isso é mais do que sufi­ci­en­te para ficar­mos satisfeitos.

Davi dis­se, em seu sal­mo mais famo­so: “O Senhor é o meu pas­tor e não sin­to fal­ta de nada” (Sl 23:1). A gra­ti­dão do sal­mis­ta esta­va em rece­ber do Senhor aqui­lo de que ele pre­ci­sa­va para viver. Vive­mos numa soci­e­da­de con­su­mis­ta onde ter (ou não ter) deter­mi­na o grau da nos­sa feli­ci­da­de (ou infe­li­ci­da­de). Pre­ci­sa­mos viven­ci­ar a gra­ça de estar­mos satis­fei­tos com aqui­lo com que Deus nos tem abençoado.

Já no final de sua entre­vis­ta, Hill decla­rou: “Con­si­de­re os bene­fí­ci­os de uma vida edi­ta­da. Com menos coi­sas para guar­dar e para man­ter, você ganha mai­or liber­da­de e um pou­co mais de tem­po. Só vamos cul­ti­var uma rela­ção equi­li­bra­da com o con­su­mo quan­do come­çar­mos a valo­ri­zar as coi­sas que de fato nos fazem feli­zes, como os rela­ci­o­na­men­tos, a famí­lia, os ami­gos e as expe­ri­ên­ci­as. Meu espa­ço é peque­no. Mas minha vida é grande”.

Que lição de gra­ça, de amor e de liber­da­de! Que lição de depen­dên­cia! Apren­de­mos a ser gra­tos por tudo aqui­lo que já temos e a ser feli­zes pela pro­vi­são diá­ria que Deus nos dá. Que pos­sa­mos edi­tar as nos­sas vidas, valo­ri­zan­do ver­da­dei­ra­men­te aqui­lo que é essencial.

Pra. Laura

No amor de Cristo,
Pra. Lau­ra Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.