Deus cumpre suas promessas

Uma das situ­a­ções que mais nos dei­xam frus­tra­dos é a decep­ção, espe­ci­al­men­te quan­do é fru­to de uma pro­mes­sa não cum­pri­da. Se alguém nos pro­me­te algo e não cum­pre, a cha­te­a­ção é ine­vi­tá­vel. Isso por­que, ao fazer­mos uma pro­mes­sa, esta­mos indi­re­ta­men­te empe­nhan­do nos­sa hon­ra. O não cum­pri­men­to colo­ca em ques­tão o quan­to somos con­fiá­veis e hones­tos. Mui­tas pes­so­as têm séri­as difi­cul­da­des em cum­prir o que pro­me­tem, tal­vez por­que a expres­são “eu pro­me­to” tenha per­di­do seu valor e sig­ni­fi­ca­do. Não cum­prir uma pro­mes­sa dei­xou de ser um des­res­pei­to ou algo inco­mum. As pes­so­as des­cum­prem sem difi­cul­da­de com sua pala­vra e não empe­nham sua hon­ra para mais nada.

Esse qua­dro cer­ta­men­te leva mui­tos a não con­fi­a­rem nem cre­rem como deve­ri­am nas pro­mes­sas de Deus, inclu­si­ve por­que mui­tas das pro­mes­sas fei­tas e não cum­pri­das são pro­fe­ri­das por algu­mas igre­jas e seus líde­res. Aque­les que deve­ri­am tra­tar com seri­e­da­de des­se prin­cí­pio espi­ri­tu­al aca­bam deturpando‑o e mui­tas vezes usando‑o em seu pró­prio favor.

Mas uma coi­sa é cer­ta: as pro­mes­sas de Deus são reais e se cum­prem em nos­sas vidas! A pró­pria Pala­vra nos con­fir­ma isso: “Deus não é homem, para que min­ta; nem filho do homem, para que se arre­pen­da. Por­ven­tu­ra, ten­do Ele pro­me­ti­do, não o fará? Ou, ten­do fala­do, não o cum­pri­rá?” (Nm 23:19). Pode­mos afir­mar, com toda a cer­te­za, que Deus cum­pre tudo o que fala. Assim, nos­sa vida deve ser pau­ta­da nas pro­mes­sas de Deus. Sabe­mos que a mai­or delas é a que Seu filho nos fez ao dizer que um dia vol­ta­rá para res­ga­tar os Seus. Con­tu­do, Deus tam­bém nos dá pro­mes­sas liga­das ao nos­so coti­di­a­no, à famí­lia, à vida pro­fis­si­o­nal e a pro­je­tos e sonhos que todos nós deve­mos e pre­ci­sa­mos ter em nos­sas vidas.

Deus pro­me­teu a Seu povo que envi­a­ria o Mes­si­as e a pro­mes­sa se cum­priu. Hoje Deus faz novas pro­mes­sas para ali­men­tar nos­sa fé, pois a cada pro­mes­sa cum­pri­da reno­va­mos nos­sa con­fi­an­ça e espe­ran­ça no Senhor. Deus deu aos mem­bros da Moci­da­de de nos­sa igre­ja o sonho de rea­li­zar um acam­pa­men­to que mar­cas­se a his­tó­ria de suas vidas, e foi exa­ta­men­te o que acon­te­ceu. Aliás, no pró­prio acam­pa­men­to outras pro­mes­sas fei­tas por Deus a dife­ren­tes pes­so­as se cum­pri­ram. Pude­mos ouvir alguns tes­te­mu­nhos de irmãos e irmãs que um dia rece­be­ram a pro­mes­sa de que veri­am toda a sua famí­lia ser­vin­do jun­ta ao Senhor, e isso se cum­priu. Ouvi­mos tam­bém que as vitó­ri­as em lutas no pas­sa­do ser­vi­ri­am para edi­fi­car outras vidas, e isso tam­bém se cum­priu no acampamento.

Quais são as pro­mes­sas de Deus para você hoje? Você não tem pro­mes­sas do Senhor para sua vida? Meu desa­fio a você é que pas­se a bus­car no Senhor o que Ele tem para você, que áre­as da sua vida Ele quer trans­for­mar e em que luga­res Ele quer colo­car você para usá-lo(a). Peça a Deus que lhe dê ou reno­ve os sonhos d’Ele para a sua vida, pois, como diz a can­ção, “n’Ele a gen­te pode con­fi­ar”! Sonhe os sonhos de Deus e creia que Suas pro­mes­sas vão se cum­prir em sua vida.

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.