Nota 10 E Nota 0

Na esco­la da vida cris­tã tam­bém temos de nos esme­rar para alcan­çar­mos um padrão de exce­lên­cia que agra­de ao nos­so Senhor. A Bíblia nos ava­lia falan­do de “ser­vo fiel” e “ser­vo infi­el”, falan­do de “bons obrei­ros” e “maus obrei­ros”. Abai­xo faze­mos algu­mas ava­li­a­ções de “insu­fi­ci­ên­cia” e de “exce­lên­cia”. Que nin­guém desa­ni­me ao se ver com “Nota 0”, mas que sir­va para nós de adver­tên­cia e exor­ta­ção para melhorar:

Nota 0 para líde­res e pas­to­res evan­gé­li­cos que só falam de saú­de e pros­pe­ri­da­de e não movem uma palha para mudar a situ­a­ção des­se país.

Nota 10 para os pas­to­res que têm a cora­gem de dizer que esta­mos na igre­ja para tra­ba­lhar, ser­vir e colo­car-se em sub­mis­são ao senho­rio de Cris­to, quer isso nos tra­ga pros­pe­ri­da­de pes­so­al ou não.

Nota 0 para quem se esque­ce de Deus quan­do a maré está boa e lem­bra-se do Senhor somen­te quan­do a situ­a­ção virou e pare­ce não haver mais saída.

Nota 10 para quem é fiel tan­to no pou­co quan­to no mui­to, para quem per­se­ve­ra sem­pre e não aban­do­na a Deus (e a casa de Deus), qual­quer que seja a circunstância.

Nota 0 para quem se trans­for­mou em “pedin­te espi­ri­tu­al”, que só ora para pedir algu­ma coi­sa a Deus.

Nota 10 para quem ora por­que tem sede de Deus, que ora para ter comu­nhão com o Pai, sen­tir a pre­sen­ça do Pai e não ape­nas bus­ca as coi­sas que o Pai dá.

Nota 0 para quem se con­si­de­ra “melhor”, “supe­ri­or”, e apro­xi­ma-se do Senhor con­fi­an­do em sua pró­pria justiça.

Nota 10 para quem se apro­xi­ma do altar de Deus, sem ousar olhar para o Alto, e cujas pri­mei­ras pala­vras sem­pre são: “Tem mise­ri­cór­dia de mim, pecador”.

Nota 0 para todas as for­mas de orgu­lho espi­ri­tu­al, de exal­ta­ção de si mes­mo e de sen­ti­men­to de gran­de­za própria.

Nota 10 para o sen­ti­men­to de humil­da­de e de man­si­dão, que não bus­ca a gló­ria, a fama, nem a pro­mo­ção pessoal.

Nota 0 quan­do somos domi­na­dos pelos afe­tos, repen­tes, sen­ti­men­tos e ressentimentos.

Nota 10 quan­do somos domi­na­dos pelo Espí­ri­to de amor e de sabe­do­ria que vem do Alto.

Nota 0 para a pala­vra que insis­ti­mos em falar ape­nas para satis­fa­zer ao ego que foi ferido.

Nota 10 pela pala­vra que não foi dita, e entre­gue para Deus, para que Ele cui­de da dor e acal­me o coração.

Nota 0 para quem se sen­te “supe­ri­or” ao obser­var aque­les que cai­ram em erro ou pecado.

Nota 10 para quem se entris­te­ce com o peca­do do irmão e pro­cu­ra de todas as for­mas aju­dá-lo a se levan­tar, mas sem com isso achar que é melhor que ele.

Nota 10 para o cris­tão meto­dis­ta que apren­deu a “pen­sar e a dei­xar pen­sar”, como que­ria Wesley.

Nota 10 para o meto­dis­ta que ama a sua igre­ja, fala bem dela, e se sen­te feliz nela.

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.