No tempo de Deus

0 Fla­res Twit­ter 0 Face­bo­ok 0 Goo­gle+ 0 Pin It Sha­re 0 0 Fla­res ×

Você pode não acre­di­tar, mas ama­nhã já será dia 1º de junho! Sim, esta­mos no meio do ano! Não se tra­ta ape­nas de impres­são de que o tem­po está cor­ren­do mais rápi­do; segun­do algu­mas teo­ri­as cien­tí­fi­cas, o dia, de fato, não tem mais 24 horas, embo­ra con­si­de­re­mos como se ain­da tives­se.

Pois bem, seja por pro­va cien­tí­fi­ca ou mera impres­são, per­ce­be­mos que as coi­sas estão acon­te­cen­do numa velo­ci­da­de dife­ren­te. Mas será que esta­mos con­se­guin­do acom­pa­nhar? Pen­se em quan­tas coi­sas você se propôs a fazer no ano de 2015 e ain­da nem come­çou.

E por que não con­se­gui­mos rea­li­zar tan­tas coi­sas no tem­po que dese­ja­mos? A res­pos­ta tal­vez seja por­que não é o tem­po de Deus. Sabe­mos da impor­tân­cia de ter­mos um pla­ne­ja­men­to e de ten­tar­mos orga­ni­zar nos­sas ati­vi­da­des e deci­dir os alvos que dese­ja­mos alcan­çar. Isso sem­pre deve estar den­tro de uma pre­vi­são de tem­po: que­re­mos che­gar a “deter­mi­na­do lugar” em “tal data”. Até aqui, nada de erra­do; deve­mos, sim, nos pla­ne­jar e nos orga­ni­zar. Mas será que nos­sa agen­da está em sin­to­nia com a agen­da de Deus?

A onis­ci­ên­cia é um dos atri­bu­tos de Deus, ou seja, Ele sabe de todas as coi­sas. Isso diz res­pei­to ao conhe­ci­men­to das coi­sas e tam­bém à cons­ci­ên­cia dos fatos pas­sa­dos e futu­ros. Deus sabe o que vai acon­te­cer no nos­so futu­ro e, por isso, sabe o que é o melhor para nós. Vale des­ta­car que isso não anu­la o livre-arbí­trio. Entre­tan­to, Deus sem­pre pro­põe para nós a Sua alter­na­ti­va, que é sem­pre a melhor, e cabe a nós fazer­mos a nos­sa esco­lha. Essa esco­lha nos leva­rá a fazer novas esco­lhas, e lá esta­rá mais uma vez a alter­na­ti­va de Deus.

Por isso, mui­tas vezes as coi­sas não acon­te­cem no nos­so tem­po por­que ain­da não é o tem­po de Deus e Ele sabe que aque­la hora não é a ide­al para nós. Mas como saber o tem­po de Deus para as coi­sas? Deus nos dei­xa livres para fazer­mos nos­sas esco­lhas e elas vão con­du­zin­do e deter­mi­nan­do nos­sas vidas. Quan­do dese­ja­mos alcan­çar um obje­ti­vo, seja em que área for da nos­sa vida, pre­ci­sa­mos tomar pro­vi­dên­ci­as e ter ações que nos levem a esse obje­ti­vo. Quan­do faze­mos tudo ao nos­so alcan­ce e as coi­sas não acon­te­cem, não flu­em, e o obje­ti­vo não é alcan­ça­do, pode­mos, sim, supor que ain­da não é o tem­po de Deus.

O que acon­te­ce mui­tas vezes é que, quan­do as coi­sas não dão cer­to, ten­ta­mos dar um “jei­ti­nho”, que qua­se sem­pre está asso­ci­a­do a algo que vai con­tra os padrões de Deus. Abri­mos mão dos nos­sos valo­res, da nos­sa fé, da nos­sa saú­de e até mes­mo do nos­so cará­ter para alcan­çar­mos o que dese­ja­mos no tem­po em que acha­mos melhor. Esse jei­ti­nho, que pode pare­cer ino­fen­si­vo em cur­to pra­zo, traz um gran­de pre­juí­zo em lon­go pra­zo, pois nos afas­ta da von­ta­de de Deus e, por menor que seja essa dis­tân­cia, já é pés­si­ma, pois qual­quer lugar que não seja o cen­tro da von­ta­de de Deus é lugar de mor­te, deses­pe­ran­ça e escra­vi­dão.

Nem sem­pre é fácil dis­cer­nir a von­ta­de e o tem­po de Deus. Por isso, pre­ci­sa­mos bus­car inten­sa­men­te inti­mi­da­de com Aque­le que sabe o que é o melhor para nós, hoje e daqui a 100 anos! Fique aten­to, pois, se você já fez tudo o que podia e algo ain­da não acon­te­ceu, isso pode sig­ni­fi­car que ain­da não é o tem­po de Deus. Espe­re e con­fie, que, na hora cer­ta, na hora d’Ele, as coi­sas vão acon­te­cer.

Pr Tiago Valentim

Espe­ran­do em Deus,
Pr. Tia­go Valen­tin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *