Até onde vai sua fé?

Ora, a fé é a cer­te­za de coi­sas que se espe­ram, a con­vic­ção de fatos que se não vêem” (Hebreus 11:1).

ate onde vai sua fé?

Josué em Jeri­có” (vitral)

Há uma lógi­ca espi­ri­tu­al que diz que, quan­to mais expe­ri­men­ta­mos de Deus, mais pas­sa­mos a conhe­cê-Lo e a ter fé n’Ele. Isso real­men­te faz sen­ti­do. Cada vez que Deus se reve­la em nos­sas vidas, pode­mos com­pre­en­der melhor o quan­to Ele é pode­ro­so e amo­ro­so para conos­co, e nos­sa fé é ali­men­ta­da e for­ta­le­ci­da. Con­tu­do, a Bíblia nos mos­tra que a fé vem antes dos fatos, “vis­to que anda­mos por fé e não pelo que vemos” (2 Co 5:7).

Mui­tas vezes que­re­mos uma refe­rên­cia ou um parâ­me­tro do que Deus é capaz de fazer. Se conhe­ce­mos alguém que foi cura­do pelo Seu poder, cre­mos que Ele é capaz de curar; se encon­tra­mos alguém que foi liber­to por Deus de um vício, nós nos moti­va­mos e pas­sa­mos a crer que tam­bém pode­mos ser liber­tos; se ouvi­mos a his­tó­ria de alguém que per­do­ou uma fal­ta moti­va­do e capa­ci­ta­do por Deus, tam­bém que­re­mos o mes­mo para nós. Pas­sa­mos então a crer de acor­do com aqui­lo que vemos, esta­be­le­cen­do um limi­te para o que Deus é capaz de fazer.

Quan­do Noé foi avi­sa­do do dilú­vio, ele não conhe­cia nenhum fato pare­ci­do. O mes­mo acon­te­ceu com Moi­sés, que seria o pri­mei­ro na his­tó­ria a ter de liber­tar seu povo ape­nas sob a auto­ri­da­de do nome do Eu Sou. Quan­tas vezes Josué tinha vis­to as mura­lhas de uma cida­de serem des­truí­das ape­nas ao som de um lou­vor? Nenhu­ma, pois era a pri­mei­ra vez que Deus fazia aqui­lo. Esses per­so­na­gens bíbli­cos tive­ram de crer sem ver, o que fez deles homens pri­vi­le­gi­a­dos por terem viven­ci­a­do expe­ri­ên­ci­as com Deus sem nenhum pre­ce­den­te na história.

De fato, tudo aqui­lo que conhe­ce­mos de Deus e ouvi­mos falar a Seu res­pei­to ali­men­ta nos­sa fé. Mas não pode­mos nos esque­cer de que Deus é eter­no e oni­po­ten­te, ou seja, não está pre­so a fatos que mar­ca­ram a his­tó­ria nem limi­ta­do a ações con­cre­tas. Assim, Ele pode fazer hoje algo novo e sur­pre­en­den­te em nos­sas vidas. Bas­ta crer­mos no ines­pe­ra­do e no impos­sí­vel. “Ora, àque­le que é pode­ro­so para fazer infi­ni­ta­men­te mais do que tudo quan­to pedi­mos ou pen­sa­mos, con­for­me o seu poder que ope­ra em nós, a ele seja a gló­ria, na igre­ja e em Cris­to Jesus, por todas as gera­ções, para todo o sem­pre. Amém!” (Ef 3:20–21).

Que a nos­sa fé nos leve a crer no intan­gí­vel, impro­vá­vel e inex­pli­cá­vel agir de Deus! Tal­vez você este­ja sen­do provado(a) a crer em algo que nun­ca ouviu nem viu acon­te­cer. Essa pode então ser uma óti­ma opor­tu­ni­da­de para que Deus se mani­fes­te em sua vida de manei­ra ínti­ma e par­ti­cu­lar, reve­lan­do a você o quan­to Ele é cri­a­ti­vo, pode­ro­so e benigno.

Que a sua fé leve você para além das cir­cuns­tân­ci­as e da rea­li­da­de que está viven­do! E que Deus o(a) aben­çoe e aumen­te a sua fé!

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.