Família da fé

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Deus tem prazer em se relacionar conosco e é na comunhão que vivenciamos nossa fé. Deus pode falar conosco de muitas maneiras, mas Ele tem prazer em usar Seus filhos e filhas para sussurrar em nossos ouvidos que temos valor e que nossa vida é preciosa. Ele pode nos tocar sobrenaturalmente, mas nada se compara a um abraço sincero, puro e cheio de carinho de um amigo ou amiga. Deus pode nos corrigir ou, se quiser, fulminar nossa vida num piscar de olhos. Mas Ele nos disciplina expressando Seu amor por meio da advertência de alguém mais velho e mais experiente, que também nos ame.

Deus usa todos os espaços e possibilidades em que haja interação entre as pessoas. Isso pode se dar numa igreja, num orfanato, num presídio. Em qualquer lugar onde estejam duas ou três pessoas reunidas em Seu nome, ali Ele estará manifestando Sua misericórdia, graça e amor. A família é o ambiente por excelência em que a ação de Deus deveria ser mais presenciada e constatada. Contudo, nas últimas cinco décadas, certamente, a instituição “família” vem sendo uma das mais atacadas, relativizadas e desestruturadas.

Muitas pessoas não desfrutam do privilégio de ter um convívio familiar saudável, que lhes possibilite uma vida plena e harmoniosa. Consequentemente, a ação de Deus muitas vezes é sufocada no contexto familiar.

Por isso, entre outros motivos, Deus concebeu a igreja e a projetou para ser um espaço de plena comunhão, amor, amizade, cumplicidade e partilha. Chamamos a igreja de família da fé, pois nela encontramos irmãos e irmãs para nos apoiar, pais e mães para nos aconselhar, crianças para nos alegrar, idosos para serem nossos exemplos. Na igreja, choramos com os que choram e nos alegramos com os que se alegram. Muitas pessoas, não podendo desfrutar com naturalidade a ação de Deus em suas famílias sanguíneas, acabam encontrando na igreja uma família que lhes acolhe, pois uma das grandes virtudes da igreja é ser de fato uma família.

Neste mês de março, estamos celebrando o 63º aniversário da nossa comunidade. Que possamos celebrar com toda alegria o fato de fazermos parte de uma família tão abençoada, na qual experimentamos tão intensamente a ação de Deus por meio das vidas uns dos outros. Que nossas famílias sanguíneas possam ter o Senhor como sua base principal, que na igreja possamos criar e zelar pelos laços de fé que nos unem e que Deus possa manifestar Sua misericórdia, graça e amor tanto na família de casa quanto na da igreja!

Pr Tiago Valentim

Do seu irmão em Cristo,
Rev. Tiago Valentin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *