Projetos Sociais

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

A Igreja Metodista em Itaberaba tem sido desafiada nos últimos anos a exercer sua vocação profética de maneira mais ampla e consistente, nessa direção seu Ministério Local de Ação Social, os demais ministérios e a equipe pastoral vem desenvolvendo dois projetos visando vivenciar o princípio cristão e wesleyano de salvação integral.

Alimentando Vidas

O primeiro projeto, nomeado de Alimentando Vidas, nasceu em março de 2014 com um grupo de jovens da igreja e alguns integrantes do Ministério de Ação Social que iniciaram uma ação pontual de levar sopa para pessoas em situação de rua que vivem nas proximidades da comunidade. Essa ação começou de maneira informal, mas posteriormente tornou-se uma atividade oficial da Igreja.

Hoje todas as segundas-feiras, a partir das 19h30, um grupo entre 10 a 15 pessoas se reúnem na IMI para se prepararem, e por volta de 20h00 o grupo faz a distribuição do alimento na Praça Celso Gilberto de Oliveira e no piscinão da Avenida José da Natividade Saldanha, ambos localizados na Vila Brasilândia, que fica aproximadamente há 1,5 km da igreja.

Essa ação vem ganhando proporção ao longo do tempo, nesse período pessoas das Igrejas Metodistas em Morro Grande, Vila Penteado e Carapicuíba se integraram e passaram ao participar e contribuir de diversas formas com o projeto. Atualmente o alimento é preparado pelos Grupos de Discipulado da IMI que seguem uma escala para que todos possam contribuir.

O alimento de segunda-feira é uma ação estratégica que tem por objetivo uma abordagem mais próxima das pessoas em situação de rua, trabalhando a conscientização e incentivo a uma mudança de vida. Sempre é estendido as pessoas socorridas um convite para o grupo de apoio Novidade de Vida.

Números do Alimentando Vidas:

  • Pessoas atendidas no período, aproximadamente: 400 pessoas.
  • Pessoas envolvidas no projeto DIRETAMENTE: 25 pessoas.
  • Pessoas envolvidas no projeto INDIRETAMENTE: 200 pessoas
  • Abordagens em média na segunda-feira: 40 pessoas.

Novidade de Vida

O segundo projeto que está sendo desenvolvido é o Novidade de Vida, que acontece há 2 anos, todas as terças-feiras às 20h00 nas dependências da igreja. O grupo de apoio é composto por integrantes do Ministério Local de Ação Social, pela equipe pastoral e por outros irmãos e irmãs da comunidade. Essa ação consiste em um grupo de apoio que presta assistência a adictos e seus familiares. Tal apoio visa contribuir para a serenidade no processo de recuperação, colaborar com a pessoa na conscientização de seu problema e ajudá-la a trabalhar seus sentimentos, caráter, vínculos afetivos e socialização.

A ação do grupo de apoio é fundamental no processo de socorro à pessoa em situação de rua uma vez que 100% das que são abordas por nós possuem algum tipo de dicção. Acolhemos qualquer pessoa que quiser buscar a recuperação de seu comportamento compulsivo, através do método de mútua ajuda, aconselhamentos e conscientização. Não é feita nenhuma distinção de crença, raça ou de qualquer outro tipo. A única prerrogativa necessária é o desejo pessoal de buscar a recuperação.

Os líderes do grupo de apoio são pessoas devidamente capacitadas para conduzir as partilhas e realizar as devidas devolutivas visando alcançar os objetivos proposto pelo grupo.

Números do Novidade de Vidas:

  • Pessoas atendidas no período, aproximadamente: 50 pessoas.
  • Pessoas envolvidas no projeto DIRETAMENTE: 15 pessoas.
  • Participantes das reuniões do grupo as terças-feiras: 25 pessoas.