Não te amo mais

Não te amo mais.
Esta­rei men­tin­do dizen­do que
Ain­da te que­ro como sem­pre quis.
Tenho cer­te­za que
Nada foi em vão.
Sin­to den­tro de mim que
Você não sig­ni­fi­ca nada.
Não pode­ria dizer jamais que
Ali­men­to um gran­de amor.
Sin­to cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usa­rei a frase
EU TE AMO!

Sin­to, mas tenho que dizer a verdade

É tar­de demais…

Leu o poe­ma aci­ma de Cla­ri­ce Lis­pec­tor? Com­pre­en­deu sua men­sa­gem? Ago­ra, leia‑o nova­men­te come­çan­do da últi­ma linha e indo para cima. Viu como o sen­ti­do é intei­ra­men­te opos­to? Viu que com as mes­mas pala­vras é pos­sí­vel tra­zer uma men­sa­gem com um novo significado?

Fiquei pen­san­do que Deus, às vezes, per­mi­te que algu­mas coi­sas acon­te­çam em nos­sa vida, e ao fazer­mos uma lei­tu­ra line­ar e dire­ta dos acon­te­ci­men­tos, ima­gi­na­mos erro­ne­a­men­te que Deus não nos ama ou se esque­ceu de nós. O pro­ble­ma é que só sabe­mos ana­li­sar a his­tó­ria de nos­sa vida como uma suces­são de acon­te­ci­men­tos, onde clas­si­fi­ca­mos esses acon­te­ci­men­tos em “bons” ou “maus” atra­vés de uma visão reducionista.

Um dos gran­des moti­vos de pre­o­cu­pa­ção e pesar em nos­so cora­ção é que somos inca­pa­zes de nos abs­trair dos pro­ble­mas e ana­li­sá-los como fez o pro­fe­ta Haba­cu­que: “Por-me-ei na minha tor­re de vigia, colo­car-me-ei sobre a for­ta­le­za e vigi­a­rei para ver o que Deus me dirá e que res­pos­ta eu terei à minha quei­xa” (Haba­cu­que 2.1)

A ação do pro­fe­ta foi jus­ta­men­te posi­ci­o­nar-se de uma for­ma dife­ren­te, foi reti­rar-se do pro­ble­ma para ava­li­ar melhor, para aguar­dar a ação divi­na, e ser capaz de enten­der a res­pos­ta que Deus daria a seus pro­ble­mas. Como somos ime­di­a­tis­tas, olha­mos tão somen­te o que aca­bou de acon­te­cer e tira­mos daí con­clu­sões apres­sa­das e “fata­lis­tas” do tipo: “aca­bou-se tudo”, “não há mais jeito”…

Se José do Egi­to “les­se” os acon­te­ci­men­tos de sua vida, como cos­tu­ma­mos fazer, e ado­tas­se a nos­sa visão “fata­lis­ta”, cer­ta­men­te ele não teria sobre­vi­vi­do a tudo o que pas­sou. Mas José não lia os fatos de sua vida des­sa for­ma line­ar que faze­mos. Ele era sabe­dor que Deus está no con­tro­le e tem o mun­do em Suas mãos, apren­deu a espe­rar no sig­ni­fi­ca­do total e final dos fatos que lhe ocor­re­ram. José apren­deu a espe­rar no Senhor.

Quan­tos de nós somos capa­zes de per­ce­ber isso – que é jus­ta­men­te nas afli­ções que Deus se mos­tra con­so­la­dor, que é na for­na­lha que apren­de­mos a valo­ri­zar as peque­nas coi­sas, e que somen­te os que com lágri­mas semei­am com júbi­lo ceifarão?

É isso! Só Deus tem o poder de trans­for­mar o mal que nos ocor­re, em bem. Não sabe­mos como, nem de que for­ma Ele o fará, mas o fará. Na ver­da­de, pre­ci­sa­mos apren­der a ler os fatos da nos­sa his­tó­ria atra­vés de uma pers­pec­ti­va diferente.

Vamos, pois, apren­der a ler com outros olhos a his­tó­ria que Deus está escre­ven­do em nos­sa vida. Nem sem­pre o que pare­ce ruim é “ruim”, nem tudo que é mal é de fato “mal”. Faz par­te de nos­sa matu­ri­da­de espi­ri­tu­al saber ler da for­ma cer­ta o que Deus está escre­ven­do em nos­sa exis­tên­cia. Foi assim com José do Egi­to, foi assim com Jó, foi assim com Pau­lo, e eu espe­ro que seja assim com você.

Pr. Daniel Rocha

Pr. Dani­el Rocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.