Um coração aquecido pela Palavra de Deus!

O dia 24 de maio é, para a Igre­ja Meto­dis­ta, uma data vali­o­sa pelo seu con­teú­do. Come­mo­ra-se o dia em que John Wes­ley, líder pre­cur­sor do meto­dis­mo, teve uma expe­ri­ên­cia com a Pala­vra de Deus como nun­ca tive­ra antes. Foi ao ouvir a lei­tu­ra do comen­tá­rio de Mar­ti­nho Lute­ro sobre o livro de Roma­nos, capí­tu­lo 1, exa­ta­men­te quan­do se liam os ver­sos 16 e 17: “Pois não me enver­go­nho do evan­ge­lho, por­que é o poder de Deus para a sal­va­ção de todo aque­le que crê, pri­mei­ro do judeu e tam­bém do gre­go; vis­to que a jus­ti­ça de Deus se reve­la no evan­ge­lho, de fé em fé, como está escri­to: O jus­to vive­rá por fé”.

Esse fato ficou conhe­ci­do como “a expe­ri­ên­cia do Cora­ção Aque­ci­do”, devi­do às pala­vras do diá­rio de Wes­ley, em 1738, quan­do ele fora àque­la reu­nião de estu­do bíbli­co, na rua Alders­ga­te, em Lon­dres: “Cer­ca das oito e quin­ze, enquan­to ouvia a pre­le­ção sobre a mudan­ça que Deus ope­ra no cora­ção por meio da fé em Cris­to, sen­ti que meu cora­ção ardia de manei­ra estra­nha. Sen­ti que, em ver­da­de, eu con­fi­a­va somen­te em Cris­to para a sal­va­ção e que uma cer­te­za me foi dada, a de que Ele havia tira­do meus peca­dos, em ver­da­de meus, e que me havia sal­va­do da lei do peca­do e da mor­te. Come­cei a orar com todo o meu poder por aque­les que, de uma manei­ra espe­ci­al, me havi­am per­se­gui­do e insul­ta­do. Então tes­ti­fi­quei dian­te de todos os pre­sen­tes o que, pela pri­mei­ra vez, sen­tia em meu coração”.

O impor­tan­te de tudo é per­ce­ber­mos que a expe­ri­ên­cia de Wes­ley pode ser a de cada um de nós num dia nor­mal de nos­sas vidas, como foi para ele. O que John Wes­ley fez foi sim­ples­men­te esque­cer um pou­co todos os afa­ze­res que tinha com o tra­ba­lho, com a igre­ja e com a uni­ver­si­da­de e ir a uma reu­nião para ouvir Deus falar com ele em Sua Pala­vra. Sem cor­re­ri­as, sem pre­o­cu­pa­ções, sem pres­sa de ir embo­ra para fazer isso ou aqui­lo. Ele entrou em con­ta­to com a Bíblia e sua refle­xão como nun­ca fize­ra antes. E isso fez toda a diferença.

Quem sabe você tam­bém não pode ter seu cora­ção aque­ci­do – e a cer­te­za de que Jesus ama você e tirou os seus peca­dos –, no pró­xi­mo domin­go pela manhã, quan­do for à Esco­la Domi­ni­cal? Ou quan­do for ao cul­to, seja pela manhã ou à noi­te? A opor­tu­ni­da­de che­gou para Wes­ley e aque­ceu o seu cora­ção, a exem­plo dos dis­cí­pu­los no cami­nho de Emaús, quan­do ouvi­am o pró­prio Jesus falan­do das Escri­tu­ras (Lc 23:13–35). Não terá che­ga­do o seu dia de sen­tir o mes­mo, que­ri­do irmão?

No Deus que se huma­ni­zou e aque­ce o coração,

Ales­san­dra Vie­gas,
pro­fes­so­ra do Ins­ti­tu­to Meto­dis­ta Bennett

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.