Transbordante

Dai e dar-se-vos‑á; boa medi­da, recal­ca­da, sacu­di­da, trans­bor­dan­te, gene­ro­sa­men­te vos darão; por­que com a medi­da com que tiver­des medi­do vos medi­rão tam­bém” (Lc 6:38).

O con­cei­to “trans­bor­dan­te”, que é o tema do acam­pa­men­to da Moci­da­de de nos­sa igre­ja, sur­giu do anseio da nos­sa juven­tu­de de mani­fes­tar mais con­cre­ta­men­te e dire­ta­men­te a gra­ça e o amor de Deus àque­les que já o conhe­cem e a quem ain­da não o conhe­ce. O dese­jo era rece­ber a unção e o poder de Deus a tal pon­to que vies­se a trans­bor­dar e con­ta­gi­ar quem esti­ves­se à volta.

Assim sur­giu o sonho de fazer­mos um acam­pa­men­to com o obje­ti­vo de bus­car a pre­sen­ça de Deus não ape­nas com a fina­li­da­de de ser­mos aben­ço­a­dos, mas com o dese­jo de rece­ber­mos a ben­ção de Deus visan­do sua mani­fes­ta­ção na vida de outras pessoas.

Na Bíblia, o con­cei­to de trans­bor­dar, alcan­çar, con­ta­gi­ar está mui­to pre­sen­te. O tex­to bíbli­co emble­má­ti­co des­se con­cei­to é o de Atos 1:8: “Mas rece­be­reis poder, ao des­cer sobre vós o Espí­ri­to San­to, e sereis minhas tes­te­mu­nhas tan­to em Jeru­sa­lém como em toda a Judéia e Sama­ria e até aos con­fins da ter­ra”. Jesus afir­ma aos dis­cí­pu­los que eles rece­be­ri­am poder para serem Suas tes­te­mu­nhas. O poder, a unção e a ben­ção de Deus só são der­ra­ma­dos sobre nós se for para trans­bor­dar e alcan­çar outras pes­so­as. Mui­tas vezes vemos indi­ví­du­os e gru­pos bus­can­do o poder de Deus sem a cons­ci­ên­cia de que esse poder não os fará mais pode­ro­sos, e sim por­ta­do­res da gra­ça, da ale­gria e do amor do Senhor.

À medi­da que deci­di­mos dar (ofe­re­cer) o amor, o per­dão, o socor­ro, o aco­lhi­men­to, a tole­rân­cia às pes­so­as que pre­ci­sam des­ses sinais da gra­ça de Deus, Ele nos dará uma boa medi­da, recal­ca­da, sacu­di­da, trans­bor­dan­te, e gene­ro­sa­men­te fará de nós canal da Sua ação. É com esse intui­to que esta­mos pas­san­do qua­tro dias nes­te reti­ro espiritual.

O suces­so des­te acam­pa­men­to não será medi­do ape­nas pela sua rea­li­za­ção em si, mas prin­ci­pal­men­te pelos des­do­bra­men­tos e reper­cus­sões que have­rá depois dele. Cre­mos e dese­ja­mos que, a par­tir des­se der­ra­mar de Deus em nos­sas vidas, pos­sa­mos trans­bor­dar ain­da mais inten­sa­men­te do Senhor. A expec­ta­ti­va é de que todos os par­ti­ci­pan­tes vol­tem com um dese­jo insa­ciá­vel de mani­fes­tar o amor de Deus a todos que encon­tra­rem e que isso pos­sa per­du­rar em suas vidas.

Dese­ja­mos tam­bém que toda a igre­ja pos­sa assi­mi­lar e pra­ti­car o con­cei­to de trans­bor­dar e que pos­sa­mos, como comu­ni­da­de, bus­car cada vez mais a pre­sen­ça de Deus, a fim de que nos­sa igre­ja pos­sa cres­cer ain­da mais.

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral,
Pr. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.