Sentir medo é uma benção!

“Medo”, por Daniel C. Chiriac

Medo”, por Dani­el C. Chiriac

Sentir medo faz par­te da nos­sa natu­re­za. Todo mun­do sen­te medo. É cer­to que alguns mais do que outros, mas todos nós fomos fei­tos assim, com a pos­si­bi­li­da­de de sen­tir medo. Quan­do pen­sa­mos que foi Deus quem cri­ou o ser huma­no, con­cluí­mos que o medo foi “ideia” d’Ele. Sim, Deus nos fez de tal manei­ra que, den­tre tan­tas outras coi­sas, somos capa­zes de sen­tir medo.

Con­tu­do, cos­tu­ma­mos asso­ci­ar o medo a algo que não deve ser expres­so. Para mui­tos, é um sinal de fra­que­za; para outros, um sinal de fal­ta de fé. Mas, se sen­tir medo é de fato algo ruim, por que Deus nos fez assim?

Sim­ples­men­te por­que o medo não é um sen­ti­men­to nega­ti­vo. Pelo con­trá­rio, ele é res­pon­sá­vel por pro­por­ci­o­nar um esta­do de aler­ta dian­te de algo que pos­sa repre­sen­tar um ris­co para nós. Por­tan­to, o medo nada mais é do que um meca­nis­mo de defe­sa que Deus colo­cou em nós para nos pre­ve­nir de um peri­go. Deus é mui­to bom!

Dian­te de tan­tas deci­sões que temos de tomar ao lon­go da vida, pre­ci­sa­mos ter cau­te­la, bom sen­so e equi­lí­brio para que elas não acar­re­tem con­sequên­ci­as nega­ti­vas para nós e para outros à nos­sa vol­ta. Por isso, o medo é uma ben­ção dada por Deus, pois fun­ci­o­na como um freio ou um fil­tro que nos faz pen­sar antes de falar ou agir.

O mai­or medo que deve­mos ter é o de come­ter peca­dos. John Wes­ley, o pre­cur­sor do meto­dis­mo, afir­mou cer­ta vez: “Dai-me cem homens que nada temam senão o peca­do, e que nada dese­jem senão a Deus, e eu aba­la­rei o mun­do”. Sen­tir medo do peca­do é óti­mo, pois, quan­do esta­mos em aler­ta, é mui­to mai­or a chan­ce de evi­tar­mos ceder a uma ten­ta­ção e con­su­mar um pecado.

Como dis­se Wes­ley, a úni­ca coi­sa que temos de temer é o peca­do, é desa­gra­dar a Deus com nos­sas pala­vras, ati­tu­des e omis­sões. Por isso, pode­mos ter fé e sen­tir medo, pode­mos ter cora­gem e sen­tir medo, pode­mos ser ousa­dos e sen­tir medo. Nos­sa vida espi­ri­tu­al não é anu­la­da pela capa­ci­da­de de temer; pelo con­trá­rio, sem o medo sería­mos capa­zes de fazer coi­sas que nos des­trui­ri­am por den­tro e por fora.

Nun­ca dei­xe que o medo te para­li­se dian­te dos sonhos e pro­je­tos de Deus, pois, enquan­to você sen­tir medo somen­te do peca­do, você esta­rá den­tro dos pro­pó­si­tos do Senhor.

Pr Tiago Valentim

Do ami­go e pastor,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.