Santidade dá Ibope? (1ª. parte)

A o lon­go des­ta refle­xão, bus­ca­re­mos res­pon­der à per­gun­ta que está no títu­lo. Mas antes pre­ci­sa­mos levar em con­si­de­ra­ção outra ques­tão: de que san­ti­da­de esta­mos falando?

San­ti­da­de, ou san­ti­fi­ca­ção, não tem sido um tema mui­to pre­sen­te na vida da Igre­ja nos últi­mos tem­pos. Como exem­plo, pode­mos obser­var aqui­lo que se pre­ga na tele­vi­são. Nun­ca ou rara­men­te ouvi­mos os pre­ga­do­res tele­vi­si­vos dize­rem enfa­ti­ca­men­te a seus teles­pec­ta­do­res algo como: “Raça de víbo­ras, quem vos indu­ziu a fugir da ira vin­dou­ra? Pro­du­zi, pois, fru­tos dig­nos de arre­pen­di­men­to.” (Mt. 3.7–8). Tal­vez por­que, na últi­ma vez em que alguém pro­fe­riu essas pala­vras, aca­bou per­den­do a cabeça!

Seria a san­ti­da­de um tema des­gas­ta­do ou sem impli­ca­ção para a vida espi­ri­tu­al do cris­tão? Cer­ta­men­te não. O tema san­ti­da­de per­pas­sa por toda a Bíblia. O após­to­lo Pedro, em sua pri­mei­ra car­ta, res­ga­ta as pala­vras do livro de Leví­ti­co – “Sede san­tos, por­que eu sou san­to” (IPe. 1.6 e Lv. 20.7) –, sina­li­zan­do que a san­ti­da­de deve ser alme­ja­da e dese­ja­da pelos cristãos.

Pau­lo é outro após­to­lo que tam­bém abor­da o tema da san­ti­da­de em suas epís­to­las e nos apre­sen­ta um dado ain­da mais com­pro­me­te­dor: espe­ci­al­men­te em suas car­tas às igre­jas, ele se refe­re ao povo ali reu­ni­do como “san­tos” (Ex.: Rm. 1.7; IICo. 1.1; e Ef. 1.1). Ou seja, aquele(a) que opta por seguir a Cris­to ini­cia auto­ma­ti­ca­men­te em sua vida um pro­ces­so de san­ti­fi­ca­ção, por­que a con­ver­são impli­ca obri­ga­to­ri­a­men­te mudan­ça de vida, e essa mudan­ça é um pro­ces­so que se dá ao lon­go de toda a cami­nha­da cris­tã. Não pre­gar sobre san­ti­da­de é negli­gen­ci­ar o gran­de obje­ti­vo de Deus ao envi­ar Seu filho ao mun­do: san­ti­fi­car Seu povo (IPe. 2.1–10).

Mas, vol­tan­do ao iní­cio, de que san­ti­da­de esta­mos falan­do? Bibli­ca­men­te, a pala­vra “san­to” (no hebrai­co qadox), sig­ni­fi­ca, segun­do os estu­di­o­sos, “sepa­ra­do por Deus”. Assim, eles veem uma ana­lo­gia entre as pala­vras qadox (san­to, sepa­ra­do) e hodex (novo). Com isso, o sig­ni­fi­ca­do de “san­to” se ampli­a­ria para “sepa­ra­do do velho”. Ou seja, “san­ti­da­de” seria “novi­da­de de vida”.

A san­ti­da­de de Deus é o mode­lo e o cri­té­rio para o esfor­ço do ser huma­no em tor­nar-se san­to. É nes­se momen­to que Deus desa­fia as pes­so­as a serem san­tas, como ele é san­to (Lv. 19.1–4). Assim, a Bíblia amplia o con­cei­to de san­ti­da­de, ao dei­xar de enfa­ti­zar a visão de que san­ti­da­de seria uma pro­pri­e­da­de exclu­si­va de Deus para desa­fi­ar o ser huma­no a imi­tar o divi­no. Sur­ge, assim, a idéia de ser sepa­ra­do para ser­vir, na prá­ti­ca do amor, da bon­da­de, e no cami­nhar com Ele. (Mq. 6.8).

Por­tan­to, san­ti­da­de vai além de um mero cum­pri­men­to de cos­tu­mes ou regras impos­tos pela dou­tri­na de uma igre­ja. Ser san­to é ser esco­lhi­do ou sepa­ra­do por Deus para san­ti­fi­car o mun­do. Deus não cri­ou o ser huma­no para ser um fim em si mes­mo, um ser iner­te, que dese­ja só rece­ber o tem­po todo. Na ver­da­de, somos um canal da ação trans­for­ma­do­ra do Espí­ri­to Santo.

Tal­vez isso real­men­te não dê mui­to ibo­pe, pois san­ti­da­de está dire­ta­men­te liga­da a ser­vi­ço, entre­ga, tes­te­mu­nho, e, infe­liz­men­te, vive­mos numa gera­ção con­ta­mi­na­da pelo indi­vi­du­a­lis­mo e pelo conformismo.

Esten­do a inter­ces­são de Pau­lo em favor dos fili­pen­ses para todos nós, que somos a igre­ja de Cris­to: “Que vos tor­neis irre­pre­en­sí­veis e sin­ce­ros, filhos de Deus incul­pá­veis, no meio de uma gera­ção per­ver­ti­da e cor­rup­ta, na qual res­plan­de­ceis como luzei­ros no mun­do” (Fl. 2.15).

Pr Tiago Valentim

Com cari­nho e esti­ma pastoral
Pr. Tia­go Valentin

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