Missão em Santana de Parnaíba

0 Flares Twit­ter 0 Face­bo­ok 0 Goo­gle+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 

Santana de ParnaíbaSantana de Parnaíba

O tra­ba­lho meto­dis­ta em San­ta­na de Par­naí­ba teve seu iní­cio a par­tir da visão mis­si­o­ná­ria da irmã Domi­ti­la Ladeia Gomes, mem­bro da Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba, que, ao ler na estra­da uma pla­ca com o nome daque­le muni­cí­pio, em outu­bro de 1994, guar­dou-o em seu cora­ção, indo inclu­si­ve visi­tar aci­da­de com a irmã Ruth Belo­ni. Ao conhe­cer o lugar sou­be que ali não havia um pon­to de pre­ga­ção meto­dis­ta. A sra. Car­mem Miguel, pres­bi­te­ri­a­na e mora­do­ra de San­ta­na, se propôs a aju­dar na cri­a­ção de um pon­to mis­si­o­ná­rio, ofe­re­cen­do para isso sua pró­pria casa.

Após a rea­li­za­ção de um Con­cí­lio Local, na Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba, foi auto­ri­za­da a aber­tu­ra daque­le pon­to mis­si­o­ná­rio. Como res­pon­sá­vel pela dire­ção dos tra­ba­lhos foi ins­ti­tuí­da a irmã Domi­ti­la, evan­ge­lis­ta, que teve como auxi­li­a­res as irmãs Ruth Belo­ni e Mari­le­ne Noguei­ra, as quais foram con­sa­gra­das mis­si­o­ná­ri­as na inau­gu­ra­ção do local. O trans­por­te para levar as mis­si­o­ná­ri­as todos os sába­dos a San­ta­na foi assu­mi­do pela igre­ja-mãe e seus res­pon­sá­veis são inti­tu­la­dos até hoje como “moto­ris­tas missionários”.

Santana de ParnaíbaSantana de Parnaíba

No dia 11 de Mar­ço de 1995, às 19h00, ini­ci­ou-se a pri­mei­ra reu­nião do novo pon­to mis­si­o­ná­rio, na resi­dên­cia da sra. Car­mem Miguel. O cul­to evan­ge­lís­ti­co con­tou com a pre­sen­ça de 37 pes­so­as, bem como com a par­ti­ci­pa­ção do pas­tor Thi­mó­teo Cam­pos dos San­tos, secre­tá­rio de Mis­sões da 3ª. Região Ecle­siás­ti­ca. O tra­ba­lho per­ma­ne­ceu nes­se local duran­te um ano e três meses, perío­do em que se rea­li­za­ram cul­tos todos os sába­dos. No ano de 1996, mais pre­ci­sa­men­te no dia 6 de julho, a igre­ja-mãe alu­gou um salão no cen­tro da cida­de, onde o tra­ba­lho pas­sou a ser rea­li­za­do, ago­ra aos domin­gos. A pri­mei­ra famí­lia con­ver­ti­da foi a do irmão Antô­nio Cas­su, que então ofe­re­ceu par­te de seu ter­re­no para a cons­tru­ção de um salão e três salas, espa­ço onde até o pre­sen­te momen­to estão sen­do rea­li­za­dos os tra­ba­lhos da comunidade.

 

Santana de ParnaíbaSantana de ParnaíbaAtu­al­men­te são desen­vol­vi­das qua­tro ati­vi­da­des na Con­gre­ga­ção em San­ta­na: o estu­do bíbli­co nas quar­tas-fei­ras as 19hs30, o cul­to dos jovens quin­ze­nal­men­te aos sába­dos, a Esco­la Domi­ni­cal, às 10h00, e o Cul­to, às19h00. A comu­ni­da­de con­ta com os minis­té­ri­os de Lou­vor, de Ora­ção, de Visi­ta­ção e de Ação Soci­al. Na Esco­la Domi­ni­cal, a freqüên­cia média é de 100 cri­an­ças e 20 adul­tos; no Cul­to, a par­ti­ci­pa­ção é de 25 adul­tos e 10 cri­an­ças. O total de mem­bros arro­la­dos cor­res­pon­de a 45 pes­so­as (cf. Livro Per­ma­nen­te de Mem­bros da I.M. em Ita­be­ra­ba), das quais 13 são dizi­mis­tas. A arre­ca­da­ção finan­cei­ra é mui­to flu­tu­an­te, mas a média men­sal é de R$ 250,00. A equi­pe da Igre­ja em Ita­be­ra­ba que tra­ba­lha na Con­gre­ga­ção em San­ta­na é com­pos­ta pelos(as) seguin­tes irmãos(ãs): Ali­ne, Domi­ti­la, Eli­e­zer, Elvi­ra, Iza­bel, Juli­a­na, Lau­ra, Mari­a­na e Raquel.

Em feve­rei­ro de 2012 teve iní­cio o pro­je­to de auto­no­mia da Con­gre­ga­ção visan­do a ele­va­ção da mes­ma a cate­go­ria de Igre­ja local, a pre­vi­são de tér­mi­no de exe­cu­ção do pro­je­to é dezem­bro de 2017.

Lou­va­do seja Deus !

Pr. Lucas Gomes
Pas­tor: Lucas Gomes

Con­gre­ga­ção em San­ta­na de Parnaíba
Ende­re­ço: Rua Alber­to Fre­di­any, 853 — San­ta­na de Par­naí­ba — SP