A resposta de Deus

Dias atrás, ouvi num tele­jor­nal que 2016 será o “ano das incer­te­zas”. Os ana­lis­tas econô­mi­cos não sabem pre­ci­sar o que acon­te­ce­rá no mer­ca­do finan­cei­ro e, con­se­quen­te­men­te, qual será o impac­to nas finan­ças pes­so­ais de cada bra­si­lei­ro. Já os cien­tis­tas polí­ti­cos não sabem dizer qual é a solu­ção para o cená­rio polí­ti­co do Bra­sil; há quem diga que o impe­a­ch­ment é a solu­ção, enquan­to outros são vee­men­te­men­te con­tra. Dúvi­das e mais dúvi­das geram um cli­ma de ten­são e de pro­fun­da inse­gu­ran­ça; as pes­so­as estão com medo de inves­tir finan­cei­ra­men­te, de per­der o empre­go ama­nhã, de engra­vi­dar, de con­ti­nu­ar sonhando…

Esse cená­rio é mui­to pare­ci­do com o que é rela­ta­do nos Evan­ge­lhos. Naque­la épo­ca, as pes­so­as tinham medo de qua­se tudo, os ricos fica­vam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, o cli­ma de incer­te­za era gene­ra­li­za­do e a eco­no­mia, a cul­tu­ra, a polí­ti­ca e a reli­gião esta­vam em cri­se. A res­pos­ta de Deus para aque­le con­tex­to foi inci­si­va: Jesus.

Ao envi­ar Seu Filho ao mun­do, Deus o fez com a inten­são de que, por meio de Jesus, Sua von­ta­de pas­sas­se a ser fei­ta na ter­ra, assim como o era no céu. Por isso, cre­mos que Jesus inau­gu­rou o rei­no de Deus, isto é, come­çou a tra­zer de vol­ta todo o uni­ver­so cri­a­do por Deus para o Seu con­tro­le de fato e de direito.

É evi­den­te que, mui­to embo­ra Deus tenha sobe­ra­nia sobre todo o uni­ver­so que cri­ou, Seu domí­nio ain­da não é com­ple­to, de modo que mui­tas coi­sas que ain­da acon­te­cem no mun­do con­tra­ri­am Sua per­fei­ta von­ta­de. O Novo Tes­ta­men­to fala da era vin­dou­ra e do por­vir – o tem­po quan­do o rei­no de Deus será con­su­ma­do, e todos os Seus filhos esta­rão à mesa para a cele­bra­ção final. O rei­no de Deus a ser con­su­ma­do no futu­ro já está inau­gu­ra­do na pes­soa e na obra de Jesus Cris­to. Jesus é o por­ta­dor do rei­no de Deus e, em Cris­to, todos já pode­mos expe­ri­men­tar os pri­mei­ros fru­tos da ação sobe­ra­na de Deus na his­tó­ria e no uni­ver­so. Por esta razão, pode­mos dizer que a vida cris­tã se pro­ces­sa no equi­lí­brio entre o “já” e o “ain­da não”.

A Igre­ja, por sua vez, é uma exten­são do minis­té­rio de Jesus, ou seja, deve pro­du­zir os mes­mos fru­tos por meio dos quais Jesus sina­li­za­va a che­ga­da do rei­no de Deus. Não estou falan­do de sinais e mila­gres, e sim dos fru­tos do minis­té­rio de Jesus, quan­do as pes­so­as eram recon­ci­li­a­das com Deus e liber­tas da escra­vi­dão aos espí­ri­tos da mal­da­de, ten­do suas vidas com­ple­ta­men­te res­tau­ra­das – cor­po, alma, espí­ri­to e suas rela­ções e circunstâncias.

A Igre­ja Meto­dis­ta, como ramo da Igre­ja de Cris­to, carac­te­ri­za-se por sua pai­xão evan­ge­lís­ti­ca, pro­cu­ran­do pro­cla­mar as boas novas de sal­va­ção a todas as pes­so­as, no poder do Espí­ri­to San­to, por meio do tes­te­mu­nho e do ser­vi­ço pres­ta­dos pela Igre­ja ao mun­do, em nome de Deus, O meto­dis­mo demons­tra per­ma­nen­te com­pro­mis­so com o bem-estar da pes­soa não só espi­ri­tu­al­men­te, mas tam­bém em seus aspec­tos sociais.

Por­tan­to, a Igre­ja é a res­pos­ta de Deus a este mun­do e a este tem­po. Num cená­rio de tan­tas incer­te­zas, no qual tan­tas cama­das e esfe­ras soci­ais estão de tal modo dete­ri­o­ra­das, o rei­no de Deus, que visa a res­tau­ra­ção do ser huma­no e do meio em que ele vive, é o melhor cami­nho, pois esse rei­no não se detém no aqui e ago­ra, mas nos leva a crer no lá e além.

Que em 2016 a Igre­ja Meto­dis­ta em Ita­be­ra­ba seja a res­pos­ta de Deus para mui­tas pes­so­as, para o nos­so bair­ro e para a nos­sa cidade!

Pr Tiago Valentim

Bus­can­do ser a res­pos­ta de Deus,
Rev. Tia­go Valentin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.